sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

O amor cobre, sem dúvida, a multidão dos pecados



Continuamos a publicar o roteiro e o texto que serviram de base aos estudos que fazemos semanalmente no Centro Espírita Nosso Lar (Londrina, PR), relativamente ao livro Ação e Reação, de André Luiz, obra mediúnica psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier e publicada em 1957 pela Federação Espírita Brasileira.
A seguir, o texto desta semana:

Questões para debate

A. Que fato levou Gaspar a redimir-se e perdoar a quem o levou à morte?
B. De que modo Gaspar voltou à carne e aos braços de Adelino?
C. Por que Leo jazia em triste pavilhão de indigentes, às vésperas da morte?

Texto para leitura 

108. Gaspar também se redime – Adelino, tendo sofrido por longo tempo o trauma perispirítico do remorso, por haver incendiado o corpo do próprio pai, nutrira em si mesmo estranhas labaredas mentais que o castigaram intensamente além-túmulo... Renascera, por isso, com a epi­derme atormentada por vibrações calcinantes que, desde cedo, se lhe expressaram na nova forma física por eczema de mau caráter, moléstia essa que deveria cobrir-lhe todo o corpo, durante muitos e angustiosos lustros de sofrimento. Graças aos méritos que ele foi adquirindo no esforço a favor do próximo, a enfermidade não tomou, porém, proporções que o impedissem de aprender e trabalhar, porque granjeara a ventura de continuar a servir, pelo seu impulso espontâneo na plantação cons­tante do bem. De volta à Mansão, Silas prosseguiu tecendo brilhantes comentários em torno do "amor que cobre a multidão dos pecados", como ensinou o Apóstolo. Foi quando relatou que Martim Gaspar havia sido igualmente tocado pelos exemplos de seu ex-filho. Observando-lhe a transformação, Gaspar abandonou as companhias indesejáveis a que se adaptara e rogou asilo na Mansão, havia alguns anos, onde aceitara se­veras disciplinas. Na noite seguinte, a surpresa de André foi muito grande, porquanto o próprio Druso convidou os dois amigos a acompanhá-lo numa excursão à Crosta, juntamente com Silas e duas valorosas irmãs do Instituto. (Ação e Reação, cap. 16, pp. 223 e 224.) 

109. A volta de Gaspar – A viagem foi ligeira e, espantado, André viu que a equipe estacionara à porta da casa de Adelino, visitada na véspera. Dois auxiliares já conhecidos dos amigos esperavam-nos no li­miar e, após a saudação habitual, um deles disse a Druso: "Diretor, o pequenino recém-nato estará conosco, dentro de meia hora". No lar, o relógio marcava duas horas e vinte minutos da madrugada. Druso pene­trou o aposento em que Adelino dormia e acariciou-lhe a fronte por mo­mentos. Adelino ergueu-se do corpo de carne, qual se fora movido por alavancas magnéticas poderosas, e acolheu-se nos braços do diretor da Mansão. "Meu amigo – disse-lhe Druso –, chegou a hora do reencon­tro..." Adelino começou a chorar, aterrorizado, sem conseguir desen­faixar-se-lhe dos braços acolhedores. Druso orou, suplicando a Deus concedesse a bênção das dores e das horas para redenção de nossos cri­mes e deserções. Quando sua voz emudeceu, profunda emotividade dominou a todos. Reconduzido ao veículo carnal, Adelino acordou em copiosas lágrimas... Findos alguns minutos de expectação, escutou-se lá fora o choro convulso de uma criança tenra... Adelino, enlaçado por Druso, abriu a porta e viu pobre recém-nascido que vagia aflitivamente. Ele ajoelhou-se, enquanto Druso lhe dizia com segurança: "Adelino, eis o pai ofendido que, enjeitado pelo coração materno que ainda não mere­ceu, vem ao encontro do filho regenerado!" Adelino não lhe ouviu a pa­lavra com os ouvidos carnais, mas registrou-a na mente, como apelo do amor celeste que lhe trazia ao coração mais uma criança abandonada e infeliz... Tomado de alegria, para ele inexplicável, abraçou o pequer­rucho com espontâneo gesto de amor e, após conchegá-lo ao peito, vol­tou para dentro, gritando jubiloso: "Meu filho... meu filho!..." Mar­tim Gaspar retornara à experiência física, asilando-se nos braços do filho que, um dia, o desprezara. (Obra citada, cap. 16, pp. 225 a 227.) 

110. O caso Leo – Silas levou seus amigos ao atendimento de Leo, que uma tuberculose pulmonar arrastava à morte. O enfermo jazia em triste pavilhão de indigentes em vasto hospital da Terra. Apesar da dispneia(1), seu olhar era calmo e lúcido, revelando perfeita conformação aos padecimentos que o conduziam ao termo da experiência. O estado orgânico do enfermo era terminal; todos os sintomas da morte patenteavam-se, iniludíveis. Leo, moribundo, era um viajante habilitado à grande romagem, tão somente à espera do sinal de partida, e tão acentuada se lhe evidenciava a acui­dade mental, que quase podia ver Silas e seus amigos a seu lado. O As­sistente disse então aos companheiros: "Já que vieram para anotar um processo de dívida expirante, podem algo perguntar ao companheiro, cuja memória se revela, tanto quanto possível, consciente e vigi­lante". (Obra citada, cap. 17, pp. 229 e 230.) 

111. A cruz do tuberculoso – Leo não poderia ouvi-los com os tím­panos da carne, mas em espírito – esclareceu Silas. André, então, perguntou-lhe se ele tinha consciência de que deixaria o corpo em bre­ves horas. Leo, crendo raciocinar por si mesmo, registrou a pergunta, palavra por palavra, qual se fossem transmitidas ao cérebro por fios invisíveis, e, como se conversasse a sós consigo mesmo, falou pen­sando: "Oh! sim, a morte!... Sei que, provavelmente esta noite, chega­rei ao justo fim..." E ajuntou, em seguida: "Nada posso temer... Nada posso recear, em companhia do Cristo, meu Salvador... Ele também foi vilipendiado e esquecido... <...> Por que não me resignar à cruz do meu leito, suportando, sem reclamar, as golfadas de sangue que de quando em quando me anunciam a morte, eu que sou pecador necessitado da complacência divina?!..." Após dizer-se católico, Leo respondeu, falando mentalmente, a uma pergunta de André acerca da ausência de seus familiares naquele momento: "Ah! meus familiares... meus afe­tos... meus pais teriam sido no mundo os meus únicos amigos... No en­tanto, demandaram o túmulo, quando eu era simplesmente um jovem en­fermo... Separado de minha mãe, vi-me entregue aos desajustes orgâni­cos... Logo após, meu irmão Henrique não hesitou em declarar-me inca­paz... Por direito à herança, cabiam-lhe grandes bens, contudo preva­lecendo-se do meu infortúnio o mano obteve da Justiça, com meu próprio assentimento, a documentação com que se fazia meu tutor... Bastou, po­rém, a consecução dessa medida, para que se transformasse para mim num verdugo cruel... Apossou-se-me de todos os recursos... Internou-me num hospício, em que amarguei longos anos de isolamento... Sofri muito... Alimentei-me com o pão recheado de fel, destinado pelo mundo aos que lhe penetram as portas como réprobos do berço, porque o desequilíbrio mental me perseguia desde a idade mais tenra..." Leo contou, então, que ao sair do manicômio, e recorrer ao irmão, este o expulsou sem compaixão. Vencido, apavorado, recorreu à Justiça, mas em vão, porque, legalmente, Henrique era o único senhor dos haveres da família. (Obra citada, cap. 17, pp. 231 e 232.)

(1) Disp­neia significa dificuldade na respiração.

Respostas às questões propostas

A. Que fato levou Gaspar a redimir-se e perdoar a quem o levou à morte?
Martim (o Adelino de hoje) reencarnara com a epi­derme atormentada por vibrações calcinantes que, desde cedo, se lhe expressaram por eczema de mau caráter, moléstia essa que deveria cobrir-lhe todo o corpo, durante muitos e angustiosos lustros de sofrimento. Graças aos méritos que ele foi adquirindo no esforço a favor do próximo, a enfermidade não tomou proporções que o impedissem de aprender e trabalhar, porque granjeara a ventura de continuar a servir, pelo seu impulso espontâneo na plantação cons­tante do bem. Tocado pelos exemplos de seu ex-filho, Gaspar abandonou as companhias indesejáveis a que se adaptara e rogou asilo na Mansão, onde aceitara se­veras disciplinas e iniciara, desse modo, o processo de sua própria redenção. (Ação e Reação, cap. 16, pp. 223 e 224.) 

B. De que modo Gaspar voltou à carne e aos braços de Adelino?
Abandonado por sua mãe ao reencarnar, Gaspar foi conduzido – graças à intercessão dos bons Espíritos – à residência de Adelino. Era madrugada quando este ouviu o choro convulso de uma criança tenra. Enlaçado por Druso, Adelino viu, ao abrir a porta, pobre recém-nascido que vagia aflitivamente. Ele ajoelhou-se, enquanto Druso lhe dizia com segurança: "Adelino, eis o pai ofendido que, enjeitado pelo coração materno que ainda não mere­ceu, vem ao encontro do filho regenerado!" Tomado de alegria, para ele inexplicável, Adelino abraçou o pequer­rucho com espontâneo gesto de amor e, após conchegá-lo ao peito, vol­tou para dentro, gritando jubiloso: "Meu filho... meu filho!..." Gaspar retornara à experiência física, asilando-se nos braços do filho que, um dia, o desprezara. (Obra citada, cap. 16, pp. 225 a 227.)

C. Por que Leo jazia em triste pavilhão de indigentes, às vésperas da morte?
Leo, vitimado por uma tuberculose pulmonar, jazia em triste pavilhão de indigentes em vasto hospital da Terra, porque seu irmão, Henrique, o havia declarado incapaz e, além de apossar-se dos recursos que lhe cabiam por herança, internou-o num hospício, em que Leo teve de amargar longos anos de isolamento. Quando saiu do manicômio e recorreu ao irmão, este o expulsou sem compaixão, condenando-o a uma vida de miséria e indigência. (Obra citada, cap. 17, pp. 229 a 232.) 





Nenhum comentário:

Postar um comentário