quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Pílulas gramaticais (216)



Meses atrás, uma operação deflagrada pela Polícia Federal, em parceria com o Ministério Público Federal, trouxe à tona um vocábulo pouco conhecido do público – catilinária. Expresso no plural, – catilinárias –, ele deu nome à operação que mencionamos.
Que significa catilinária?
Proveniente do latim catilinaria (i. e., oratio catilinaria, discurso sobre Catilina), a palavra significa acusação violenta e eloquente, semelhante à que o cônsul romano Cícero fez a Catilina (Lucius Sergius Catilina), senador romano que viveu no período 109 a 62 a.C. No plural, a palavra designa a série de quatro discursos que Cícero fez contra o senador Catilina no ano 63 a.C.
Falido financeiramente, Catilina, filho de família nobre, juntamente com seus seguidores subversivos, planejava derrubar o governo republicano para obter riquezas e poder. No entanto, após o confronto aberto por Cícero no Senado, Catilina resolveu afastar-se do cargo, indo juntar-se a seu exército ilícito para armar defesa. No ano seguinte ele acabou morrendo no campo de batalha.

*

Quando se trata de políticos, vem-nos à mente outra palavra pouco usada: prosopopeia (é), que significa, figuradamente, discurso empolado ou veemente, muito comum na Câmara e no Senado da República.
Prosopopeia é, porém, originalmente, uma figura de linguagem pela qual se dá vida, ação, movimento e voz a coisas inanimadas, e se empresta voz a pessoas ausentes ou mortas e a animais; é o mesmo que personificação. Essa figura de linguagem usa-se geralmente para tornar mais dramática a comunicação.
Exemplos:
- Os rios pedem socorro.
- O mar olhava o náufrago sem nada poder fazer.
- O macaco disse algo que incomodou a onça.
- No Brasil a cobiça assentou-se no lugar da equidade.



Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário