terça-feira, 20 de setembro de 2016

Contos e crônicas



A mais doce e decisiva nobreza: o amor

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

E o amor sempre será a mais verdadeira, eficiente, renovadora e realizadora energia da vida. E quanto mais amor houver no coração, mais feliz e fácil será a passagem pelo mundo e mais proveitosa a existência.
Infelizmente são inumeráveis os corações que despendem tanta energia vivendo sem a maior delas. Nada, deveras, se edificará se os alicerces não se basearem nas ramificações do amor que se apresentam por meio do carinho, respeito, paciência, compreensão, consolo, amparo, bondade, indulgência... e os dias seguem mais aconchegantes com bálsamos assim.
Se há mais amor, há também mais entendimento e aceitação, pois o amor não aponta nenhum dedo ao próximo, mas utiliza as mãos para se juntarem ao abraço acolhedor. Quando há mais amor, os olhos demonstram apoio com seu próprio sorriso e com toda ausência da fria censura. E mais amor existe quando a mão amparadora toca o ombro do coração necessitado dizendo: estamos juntos. Haverá sempre mais amor quando a bondade em sua enorme variante de intensidade apresentar-se ao presente.
Quando o pequeno animalzinho se aproxima tão verdadeiro de alguém; quando a criança sorri com o incomparável sorriso; quando o agradecimento surge no ato ou na palavra de alguém que reconhece o presente recebido; quando a gratidão é sentida pelas palavras ditas pelo olhar; quando a ajuda chega tão discretamente; quando a paz acalma o coração agitado; quando os minutos se concretizam em tempo para reconfortar os olhos aflitos; quando a doçura se apresenta no ambiente amargurado por meio de um gesto bondoso. Quando algo assim acontece e muitos outros atos com a descrição benfazeja são percebidos, sem dúvida, houve bem mais amor em todas essas ocasiões e houve um bem radiante que se propagou a muitas ramificações de coração.
E amar é a mais nobre sabedoria que um espírito pode adquirir, ainda é a maneira mais abençoada de se passar pelas singelas existências deixando o melhor e conquistando o maior tesouro para o coração. E quanto mais amor houver, mais aprendizado adquirido se verifica. Apenas quem ainda não sentiu ou não compreendeu essa mais preciosa energia pode, tão equivocadamente, desconsiderá-la para consequente e profundamente sofrer, pois apenas se sente sofrimento, quando o amor está ausente.
Há uma receita maravilhosa que todos podem experimentar e em todos os estágios surte o mais satisfatório efeito: a felicidade que o amor transmite para quem sente, para quem recebe. Não há nenhuma contraindicação, apenas o não uso desse bálsamo é que acarretará amargor na alma, falta de ânimo para viver, olhos desesperançosos, cabeça baixa, tristeza constante, impaciência extrema, ausência de todo tipo de carinho, incompreensão, desrespeito, desmotivação em grau avançado. A reversão para esse quadro muito comum até entre outros aspectos negativos não citados, simplesmente é amar mais.
A vida continua para que o mais nobre sentimento seja compartilhado. Então, quem deseja ser feliz, o melhor a se fazer é conhecer o amor e passar a cultivá-lo em prosperidade para que outros corações, dessa forma, sejam também beneficiados.
E a passagem por cada existência será bem mais agradável quando o amor for maior que os outros infelizes e pequenos sentimentos. Cabe a cada um decidir como quer seguir a viagem rumo à evolução.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/




Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário