quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Pílulas gramaticais (234)



Um leitor pergunta-nos se as palavras médium, presidente e poeta são comuns de dois.
Lembremos que os substantivos comuns de dois apresentam a mesma forma, seja para o masculino, seja para o feminino, alterando-se apenas o artigo ou o adjetivo pertinentes.
Exemplo típico de comum de dois é o substantivo artista, que tanto se aplica ao homem como à mulher, modificando-se tão somente a partícula que o acompanha: João é um artista. Maria é uma artista. Caetano é o artista que convidamos. Ivete é a artista convidada. Pedro é um bom artista. Joana é uma boa artista.
Quanto à pergunta acima, entendemos que médium, presidente e poeta são também comuns de dois.
Em face disso, diremos: Chico Xavier foi um ótimo médium. Yvonne foi uma excelente médium. O presidente da República é Temer. A presidente da República era Dilma. Drummond foi um ótimo poeta. Maria Dolores é uma poeta que nos encanta.

*

Acrescente-se que, no tocante às palavras presidente e poeta, existem outras formas femininas: presidenta e poetisa.
Com relação à palavra presidenta, que se encontra devidamente registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23 – e no Dicionário Aurélio, o assunto já foi por nós examinado na seção “Questões vernáculas” da revista O Consolador. Eis o linkhttp://www.oconsolador.com.br/ano4/192/questoesvernaculas.html
No caso de poetisa, feminino de poeta, foram as próprias mulheres que, anos atrás, pugnaram pelo uso da palavra poeta aplicável a homens e mulheres, um fato que, pelo menos na grande imprensa, foi acatado, mostrando que o idioma que usamos é uma língua viva e em constante evolução.





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário