domingo, 8 de janeiro de 2017

Reflexões à luz do Espiritismo


A prática do bem é, em verdade, mero dever

Na prática da chamada assistência social, que é uma atividade comum a quase todas as Casas Espíritas, existem cinco pontos ou princípios que entendemos – com base nas experiências e nos relatos colhidos em diferentes livros espíritas – fundamentais em semelhante trabalho:
1º) A prática do bem é mero dever.
"O Evangelho de Jesus (disse a André Luiz aquela que foi sua mãe terrena) lembra-nos que há maior alegria em dar que em receber. (...) Dá sempre, filho meu. Sobretudo, jamais esqueças dar de ti mesmo, em tolerância construtiva, em amor fraternal e divina compreensão. A prática do bem exterior é um ensinamento e um apelo, para que cheguemos à prática do bem interior. Jesus deu mais de si, para o engrandecimento dos homens, que todos os milionários da Terra congregados no serviço, sublime embora, da caridade material. Não te envergonhes de amparar os chaguentos e esclarecer os loucos que penetrem as Câmaras de Retificação (...). Trabalha, meu filho, fazendo o bem. Sempre que possas, olvida o entretenimento e busca o serviço útil." (Nosso Lar, cap. 36, pág. 198.)
2º) O bem que fazemos jamais será esquecido.
"Nos círculos inferiores, meu filho (disse-lhe a mãe), o prato de sopa ao faminto, o bálsamo ao leproso, o gesto de amor ao desiludido, são serviços divinos que nunca ficarão deslembrados na Casa de Nosso Pai." (Idem, pág. 197.)
3º) Não se concebe o trabalho de ajuda ao próximo sem o espírito de fraternidade.
"Ainda há pouco tempo (disse-lhe Laura, mãe de Lísias) ouvi um grande instrutor no Ministério da Elevação assegurar que, se pudesse, iria materializar-se nos planos carnais, a fim de dizer aos religiosos, em geral, que toda caridade, para ser divina, precisa apoiar-se na fraternidade." (Nosso Lar, cap. 39, pág. 218.)
4º) O padrão da obra socorrista no mundo será sempre Jesus.
"Jesus (disse-lhe Vicente, que também fora médico na Terra) não foi somente o Mestre, foi Médico também. Deixou no mundo o padrão da cura para o Reino de Deus. Ele proporcionava socorro ao corpo e ministrava fé à alma. Nós, porém, meu caro André, em muitos casos terrestres, nem sempre aliviamos o corpo e quase sempre matamos a fé." (Os Mensageiros, cap. 13, pág. 74.)
5º) Devemos dar o pão que alimente o corpo, sem esquecer a luz que ilumine o espírito.
"Nos primórdios do Cristianismo (disse-lhe Irene), a maioria dos necessitados entraria em contacto com Jesus através da sopa humilde ou do teto acolhedor. Lavando leprosos, tratando loucos, assistindo órfãos e velhinhos desamparados, os continuadores do Cristo davam trabalho a si próprios, dedicavam-se aos infelizes, esclarecendo-lhes a mente, e ofereciam lições de substancial interesse aos leigos da fé viva. Como não ignoram, estamos fazendo no Espiritismo evangélico a recapitulação do Cristianismo." (Obreiros da Vida Eterna, cap. XII, pág. 190.)
Que este singelo registro possa contribuir com todos os que atuam no setor ou pretendem um dia dedicar-se a esse trabalho tão caro a nós e ao próximo.
Se quisermos realmente ser felizes, é necessário fazer por merecê-lo, atentos à lição que o poeta Deraldo Neville nos legou:

Felicidade é lavoura
Em que servir é dever.
Tanto mais a gente planta
Quanto mais pode colher.(1)


(1) Do livro Trovas do Mais Além, obra mediúnica psicografada por Chico Xavier e publicada em 1971.



Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário