sábado, 4 de fevereiro de 2017

Contos e crônicas


Entrevista com o Espírito Deodoro da Fonseca

JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

— Meu caro Machado, as pessoas estão preocupadas com a situação do Brasil. É desemprego, violência, economia no “buraco”, corrupção... não sei o que será de nós, amigo Bruxo...
— Espera um pouco, Joteli, vou evocar um dos elevados Espíritos para uma entrevista. Quem sabe ele não nos esclarecerá sobre estes tempos apocalípticos?
— E quem você pensa chamar, ó Mestre?
— Não me chames de Mestre, Mestre só Jesus o é...
— Seja... então responda-me, amado guru: quem descerá?
— Em verdade, já desceu... Apresento-lhe o Marechal Deodoro da Fonseca, que, gentilmente, aceitou meu convite para nos falar sobre o momento atual da Terra de Santa Cruz.
— Prazer, sou Joteli, secretário de Machado, o Bruxo...
— Já conheço seu chefe. Trocamos algumas farpas fraternas na transição da Monarquia à República.
— Fraternas é um eufemismo do caro Deodoro... Mas, polêmicas à parte, o que me diz o ilustre amigo sobre o futuro do Brasil?
— Machado, nosso país — e digo nosso porque ainda fazemos parte de seu território, no plano espiritual em que labutamos — está predestinado a, em futuro próximo, ser o centro de irradiação do Evangelho em toda a sua plenitude. Leia minha mensagem no capítulo 20 da obra psicografada por Di, intitulada Compromissos de amor, publicada pela editora LEAL em 2014.
— Ótima sugestão, mas, como ainda não a li, vou continuar questionando-o, meu caro Marechal de Ferro. É verdade que o amarelo de nossa bandeira republicana confirma a existência de enormes filões auríferos em terras tupiniquins?
— Certamente, Bruxo. Nesses montes brasileiros, escondem-se “tesouros inimagináveis”, que restaurarão a economia de nosso país e o tornarão uma das potências econômicas entre as grandes nações do Mundo.
— Mas... e a devastação atual de nossas terras e vegetações, e a depredação amazônica, motivada por ambições desmedidas de madeireiros inescrupulosos e governos corruptos, omissos? Esses vândalos não estão causando a derrocada de nosso patrimônio material?
— Bruxo, tu sabes tanto quanto eu que, apesar de toda a atual “conspiração”, em detrimento de nossos tesouros vegetais, minerais e animais, a Amazônia “permanecerá como o último pulmão da Terra, sustentando a sociedade que hoje se encontra sem rumo”.
— Também gostaria de fazer-lhe algumas perguntas, Excelentíssimo Sr. Marechal...
— Não me chames assim, Joteli. Deste lado, o último dos soldados pode estar mui acima de qualquer um de nós, que fizemos parte da história profana terrena. Todavia, em relação à tua proposta, podes fazer-me as perguntas que quiseres... responderei se puder, pois, como sabes, os Espíritos nem tudo podem responder e nem tudo sabem.
— Então, eis aqui a primeira pergunta: como resolver a inversão de valores morais que muitos políticos e pseudossábios, iludidos pelas concepções materialistas do mundo, impõem à sociedade atual?
— Tudo o que ocorre no Brasil também acontece no Mundo; entretanto, esses transgressores da Lei Divina morrerão e, em seu lugar, Espíritos de escol se encarregarão de restaurar os valores morais imperecíveis, instituídos por Deus para a paz de todas as nações. Em especial, restaurarão a missão da Pátria do Evangelho, que é e continuará a ser o nosso país.
— E os bilhões desviados para contas no exterior de todos esses incontáveis corruptos? Não causarão grandes prejuízos à nossa nação?
— Por certo, já estão causando enormes danos materiais; mas essas pessoas também morrerão, e seus lucros incontáveis ficarão para as “traças que roem e para os ladrões que roubam”. Leia o Evangelho... Tudo isso passará... o Sol da liberdade, nesse berço esplêndido, raiará para todos os que agora sofrem resignados. Trabalhemos e oremos, Ismael segue à nossa frente, e Jesus está no leme.
— Amigo Deodoro, como você disse, também eu estou aprendendo, do lado de cá, que ao Brasil está destinada a missão de fraternidade e de amor ao Mundo. E, se na vida física, fui conhecido pelas tiradas ferinas contra a Doutrina Espírita, agora me preparo para juntar minhas humildes forças no sentido de trabalhar pela libertação das consciências, o que já começa a ocorrer, quando os causadores de todos os sofrimentos da sociedade brasileira vêm respondendo, perante a justiça humana e divina por todo o mal que causaram.
— A vocês, nobres Espíritos Machado e Deodoro, o meu muito obrigado pelos elevados esclarecimentos.
Para terminar, convoco as brasileiras e os brasileiros do bem para orarmos por esta “terra iluminada pela constelação do Cruzeiro do Sul”.

(Crônica baseada na obra de FRANCO, Divaldo Pereira. Compromissos de amor. Ditada por diversos espíritos. Salvador: LEAL, 2014, cap. 20.)






Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário