domingo, 5 de fevereiro de 2017

Reflexões à luz do Espiritismo


Chegaremos um dia à perfeição?

Atribuída indevidamente a Jesus, a frase “Vós sois deuses” pertence, em verdade, a um conhecido Salmo a que o Mestre se reportou, conforme é narrado por João, o evangelista, tema esse que examinamos em um texto publicado no dia 12 de julho de 2009 e que o leitor pode ler clicando neste link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/115/oespiritismoresponde.html
São, no entanto, de Jesus as palavras “sede perfeitos, assim como vosso Pai celestial é perfeito”, que encontramos no seguinte texto colhido no Evangelho de Mateus:
“Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito.” (Mateus, 5:46-48.)
É possível alguém chegar à perfeição?
Se cremos no que Jesus ensinou, é óbvio que sim; o ser humano poderá um dia atingir perfeitamente a meta para a qual foi criado. Este pensamento foi expressamente formulado na resposta dada a uma pergunta feita por Allan Kardec aos instrutores espirituais.
Ei-la:
- Haverá Espíritos que se conservem eternamente nas ordens inferiores?
“Não; todos se tornarão perfeitos. Mudam de ordem, mas demoradamente, porquanto, como já doutra vez dissemos, um pai justo e misericordioso não pode banir seus filhos para sempre. Pretenderias que Deus, tão grande, tão bom, tão justo, fosse pior do que vós mesmos?” (O Livro dos Espíritos, questão 116.)
O assunto suscitaria, por ocasião da chamada codificação da doutrina espírita, inúmeras questões, das quais algumas tocam diretamente, sem nenhum subterfúgio, à forma, à maneira como tal objetivo poderá ser atingido.
Ei-las:
- Como pode a alma, que não alcançou a perfeição durante a vida corpórea, acabar de depurar-se?
“Sofrendo a prova de uma nova existência.” (O Livro dos Espíritos, questão 166.)
a) Como realiza essa nova existência? Será pela sua transformação como Espírito?
“Depurando-se, a alma indubitavelmente experimenta uma transformação, mas para isso necessária lhe é a prova da vida corporal.” (L.E., 166 a)
b) A alma passa então por muitas existências corporais?
“Sim, todos contamos muitas existências. Os que dizem o contrário pretendem manter-vos na ignorância em que eles próprios se encontram. Esse o desejo deles.” (L.E., 166 b)
c) Parece resultar desse princípio que a alma, depois de haver deixado um corpo, toma outro, ou, então, que reencarna em novo corpo. É assim que se deve entender?
“Evidentemente.” (L.E., 166 c)
No livro O Pulo do Gato, obra de Felinto Elízio Duarte Campelo publicada pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, o autor transcreve um interessante diálogo entre seu neto Ricardo, então com 9 anos de idade, e a mãe do garoto. O diálogo diz respeito às diferenças entre o que ensina o Catolicismo e os ensinamentos espíritas.  Eis um trecho:
Mãe – Vamos ao principal. O Catolicismo adota como dogma de fé a teoria de que a alma é criada por Deus no momento da concepção, que o espírito tem uma única encarnação, ou seja, apenas uma vida na Terra e, dependendo de como viveu, depois da morte, vai para a ociosidade de um céu de eterna glória e contemplação da divindade, ou para o inferno de sofrimentos sem-fim, sem remissão. É a ideia de um Deus rígido, sem misericórdia.
Ricardo – Um céu só de contemplação deve ser muito chato e esse tal de inferno, uma “barra pesada” que não tem nada a ver com a bondade de Deus! Como é a versão espírita?
Mãe – O Espiritismo ensina que os espíritos são criados por Deus, simples e sem sabedoria, aos quais são permitidas inumeráveis vidas neste ou em outros planetas dos bilhões de sistemas planetários que povoam a imensidão do universo.
Ricardo – E por que viver tantas vezes?
Mãe – Para aprendizagem e para a grande busca do aperfeiçoamento até a angelitude. Deus não condena nenhum de seus filhos à perdição, ao contrário, querendo que não se perca um só deles, dá-lhes sempre novas oportunidades de corrigenda. É a lei reencarnacionista. Assim se manifestam a justiça e a bondade de Deus.
O e-book O Pulo do Gato pode ser baixado gratuitamente, bastando para isso acessar a página na internet da EVOC - http://www.oconsolador.com.br/editora/1a50/O_Pulo_do_Gato.htm





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário