quinta-feira, 12 de abril de 2012

Clássico de Sir Oliver Lodge é o nosso próximo estudo


Na próxima terça-feira, dia 17, iniciaremos no Centro Espírita Nosso Lar, em Londrina-PR, o estudo de mais um dos clássicos do Espiritismo: Por que creio na imortalidade da alma (capa ao lado), de Sir Oliver Lodge, com base na tradução feita por Francisco Klörs Werneck, publicada pela Federação Espírita do Estado de São Paulo em 1989. 

Nascido em 12 de junho de 1851 em Penkhull, Sttafordshire, Inglaterra, Lodge desencarnou em 22 de agosto de 1940, aos 89 anos de idade, em Amesbury, Wiltshire, em seu país natal.
O contato com o Espírito de Raymond, seu filho desencarnado em 1915 nos campos de guerra da França, robusteceu a convicção de Lodge, mas não foi esse fato que o levou aos fenômenos espíritas, a que ele já se dedicava desde 1883, quando contava apenas 32 anos de idade.
Sua vida pode ser dividida em duas partes distintas. Até os 56 anos de idade, granjeou fama mundial como professor e inventor, notadamente no campo da radiotelegrafia.
Educado na Grammar School, de Newport, e no University College, de Londres, especializou-se em Física. Professor emérito, foi feito cavaleiro pelo rei Eduardo VII, em 1902, e recebeu  grau de doutor em Ciências por sete Universidades.
Lodge foi o inventor do “coherer”, o primeiro detector de ondas a ser usado, de relevante papel na telegrafia sem fio. Aliás, foi ele o primeiro cientista a enviar mensagens pelo telégrafo sem fio, em 1894, antes de Marconi ter-se ocupado do assunto. E uma de suas maiores glórias foi a descoberta das ondas hertzianas e o modo de detectá-las, descoberta que foi efetuada por Hertz quase que simultaneamente, razão pela qual elas ficaram associadas ao nome de Hertz.
De 1901 a 1903, já estudioso dos fenômenos espíritas, presidiu a Sociedade de Pesquisas Psíquicas de Londres, havendo realizado numerosas experimentações com os médiuns Verall e Leonora Piper e assistido, em 1894, com Charles Richet, a algumas das célebres sessões de efeitos físicos de Eusápia Paladino.
Oliver Lodge deixou-nos, no campo espírita, além da obra citada, mais três livros: A Sobrevivência Humana, A Formação do Homem e Raymond.
O estudo que se inicia no dia 17 de abril terá continuidade todas as terças-feiras, no horário de 18h30 às 19h40. Referimo-nos à turma noturna, porque no dia 19 de abril começa estudo idêntico que terá sequência todas as quintas-feiras, no horário de 14h30 às 15h40. O curso é inteiramente gratuito.
O Centro Espírita Nosso Lar fica na Rua Santa Catarina, 429.


Um comentário:

  1. Será um estudo muito enriquecedor, pena que não tenho condições de participar. Bom estudo pra vocês. Abraços a todos. Lia.

    ResponderExcluir