sábado, 9 de junho de 2012

Com que mulher Caim, filho de Adão, constituiu família?


Um leitor nos pergunta que ensinamento se pode colher do relato bíblico referente à fuga de Caim e seu casamento numa cidade distante.
Conforme relata o Antigo Testamento, tendo-se retirado para outra região depois de haver assassinado Abel, Caim não tornou a ver seus pais, que de novo ficaram isolados. Só muito mais tarde, na idade de 130 anos, foi que Adão teve um terceiro filho, que se chamou Seth.
Dessa forma, quando Caim foi estabelecer-se a leste do Éden, havia na Terra – conforme a Bíblia – apenas três pessoas: seu pai, sua mãe e ele. Mas a própria Bíblia informa que ele se casou e teve um filho. Que mulher podia ser essa e onde pudera ele desposá-la?
O livro de Gênesis diz também que ele construiu uma cidade em homenagem ao filho, fato que pressupõe a existência de habitantes, porque ninguém faria uma cidade para nela habitar sozinho.
Deduz-se, pois, do texto bíblico que aquela região em que passou a viver era povoada por pessoas estranhas a Adão e Eva, porque estes tinham então apenas um filho: Caim. A presença de outros habitantes no globo ressalta também destas palavras que a Bíblia atribui a Caim: «Serei fugitivo e vagabundo e quem quer que me encontre matar-me-á», bem como da resposta que, segundo o Gênesis, o Senhor lhe teria dado.
Ora, se havia na Terra outros homens afora a família de Adão, é que esses homens aí estavam antes dele, donde se deduz esta consequência, fundamentada na própria Bíblia, de que Adão não foi o primeiro nem o único pai do gênero humano.
Aliás, é bom relembrar que os componentes da família de Adão apresentavam habilidades desconhecidas dos homens primitivos, como o uso da terra para plantio e o pastoreio. Caim conhecia também a arte da construção de casas e cidades, uma conquista do período neolítico, porque antes da época em que ele viveu os homens da Terra moravam em cavernas.
Foi, conforme se sabe, apenas no período neolítico – entre os anos 5.000 a.C. e 2.500 a.C. – que surgiu na Terra o pastoreio, seguido do cultivo da terra, e o homem passou de caçador a pastor e a habitar em casas. Como o povoamento da Terra se iniciou em épocas bem mais recuadas, fica evidente que não descendemos diretamente dos pais de Caim, mas de outros ancestrais que viveram muitos séculos antes da chegada aqui da raça adâmica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário