domingo, 17 de junho de 2012

Nossos filhos não são obra do acaso


Um amigo nos pergunta se um casal tem o direito de limitar o número de filhos.
Pensamos que a resposta a essa questão, que continua sendo atual e preocupa tanto o homem, já foi dada com clareza por Joanna de Ângelis no cap. 10 de seu livro “Após a Tempestade”, psicografado por Divaldo Franco.
O homem – afirma Joanna, em sua privilegiada posição de Espírito que vê as duas faces da existência humana, a visível e a invisível – pode e deve programar a família que lhe convém ter, o número de filhos e o período propício para a maternidade, mas jamais se eximirá dos imperiosos resgates que deve enfrentar, tendo em vista seu próprio passado.
Os filhos não são realizações fortuitas. Procedem de compromissos aceitos antes da reencarnação pelos futuros pais, de modo a edificarem a família de que necessitam para a própria evolução.
É, evidentemente, lícito aos casais adiar a recepção de Espíritos que lhes são vinculados, impossibilitando mesmo que reencarnem por seu intermédio. Mas as Soberanas Leis da Vida dispõem de meios para fazer que aqueles rejeitados venham por outros processos à porta de seus devedores ou credores, em circunstâncias talvez mui dolorosas, complicadas pela irresponsabilidade dos cônjuges que ajam com leviandade, em flagrante desconsideração aos códigos divinos.
Afirma o Dr. Jorge Andréa, no livro “Encontro com a Cultura Espírita”, págs. 77, 105 e 106, que o planejamento familiar é questão de foro íntimo do casal. Mas pergunta: Será preferível um Espírito reencarnar num lar pobre com as habituais dificuldades de subsistência, ou ficar aturdido e acoplado à mãe que lhe fechou os canais, criando, nessa simbiose, neuroses e psicoses de variados matizes?
Respondendo a isso, ele próprio esclarece – em “Forças Sexuais da Alma”, cap. V, págs. 124 a 126 – que na maioria das vezes, quando vêm para a reencarnação, os Espíritos de há muito se encontram em sintonia com o cadinho materno. Se os canais destinados à maternidade são neutralizados e fechados, é claro que haverá distúrbios, principalmente no psiquismo de profundidade, isto é, na zona inconsciente ou espiritual, no qual as energias emitidas por essas fontes não encontram correspondência em seu ciclo. Seria melhor, portanto, não opor obstáculos à volta dos Espíritos a um corpo de carne, pois o espírita não ignora a seriedade da planificação reencarnatória.
É, pois, razoável pensar que antes de retornarmos às experiências físicas nos tenhamos comprometido a receber, como filhos, um número determinado de Espíritos. A prole estaria, assim, com sua quota previamente estabelecida quando ainda nos achávamos nos planos espirituais. Rejeitar alguém convidado para vir seria equivalente a romper um compromisso, um contrato, um acordo, como fazem os que desertam das responsabilidades, o que não é raro na sociedade em que vivemos.


Um comentário: