terça-feira, 31 de julho de 2012

É imprescindível saber que tipo de onda mental assimilamos


Demos continuidade nesta data – 31 de julho –, no Centro Espírita Nosso Lar, ao estudo do livro Nos Domínios da Mediunidade, obra escrita por André Luiz (Espírito) por intermédio de Francisco Cândido Xavier. A obra é uma referência em matéria de estudo sobre a mediunidade.
Os estudos realizam-se semanalmente. A turma noturna reúne-se na terça-feira às 18h30. A diurna, na quinta-feira às 14h30. Cada reunião tem a duração de 70 minutos. O “Nosso Lar” localiza-se na Rua Santa Catarina, 429, em Londrina.
Quatro foram hoje as questões examinadas.
Ei-las:
1. Por que há estudiosos que comparam nosso mundo mental a um espelho?
2. A moralidade, o sentimento e o caráter das pessoas são perceptíveis aos olhos dos Espíritos?
3. Numa reunião mediúnica é importante o serviço de harmonização preparatória?
4. É possível a uma pessoa projetar raios mentais?
A seguir, de forma sintetizada, eis as respostas às questões citadas:
1. Por que há estudiosos que comparam nosso mundo mental a um espelho?
Essa comparação advém – segundo o Instrutor Albério – do fato de que refletimos as imagens que nos cercam e arremessamos na direção dos outros as imagens que criamos.
Como não podemos fugir ao imperativo da atração, somente retrataremos a claridade e a beleza, se instalarmos a beleza e a claridade no espelho de nossa vida íntima. Por causa disso, é preciso compreender que os reflexos mentais, conforme a sua natureza, favorecem-nos a estagnação ou nos impulsionam a jornada para a frente, porque cada criatura humana vive no céu ou no inferno que edificou para si mesma.
O espelho sepultado na lama não reflete o esplendor do Sol; o lago agitado não retrata a imagem da estrela. É imprescindível, pois, saber que tipo de onda mental assimilamos, para conhecer a qualidade de nosso trabalho. (Nos Domínios da Mediunidade, cap. 1, págs. 18 a 20.)
2. A moralidade, o sentimento e o caráter das pessoas são perceptíveis aos olhos dos Espíritos?
Segundo Aulus, são claramente perceptíveis, por meio de singela e ligeira inspeção. Hilário perguntou, então, se, detectando a presença de elementos arraigados ao mal numa equipe de cooperadores do bem, os instrutores espirituais providenciariam a sua expulsão. "Não será preciso", respondeu Aulus. "Se a maioria permanece empenhada na extensão do bem, a minoria encarcerada no mal distancia-se do conjunto, pouco a pouco, por ausência de afinidade." (Obra citada,, cap. 2, págs. 23 e 24.)
3. Numa reunião mediúnica é importante o serviço de harmonização preparatória?
Sim. O serviço de harmonização preparatória é muito importante. Quinze minutos de prece, quando não sejam de palestra ou leitura com elevadas bases morais, estabelecem o clima necessário à reunião, uma vez que não devemos abordar o mundo espiritual sem a atitude nobre e digna que nos outorgará a possibilidade de atrair companhias edificantes. (Obra citada, cap. 2, págs. 25 e 26.)
4. É possível a uma pessoa projetar raios mentais?
Sim. Diz Aulus que os componentes da equipe podem projetar raios mentais em via de sublimação, assimilando correntes superiores e enriquecendo os raios vitais de que são elas dínamos comuns.
Raios vitais podem também ser chamados, segundo o Instrutor, de raios ectoplásmicos. Esses raios são peculiares a todos os seres vivos. É com eles que a lagarta realiza suas complicadas demonstrações de metamorfose e é ainda na base deles que se efetuam todos os processos de materialização mediúnica, porquanto os sensitivos encarnados que os favorecem liberam essas energias com mais facilidade. "Todas as criaturas, porém, guardam-nas consigo, emitindo-as em frequência que varia em cada uma, de conformidade com as tarefas que o Plano da Vida lhes assinala." (Obra citada, cap. 2, págs. 26 a 28.)

*

Na próxima terça-feira divulgaremos neste Blog o assunto que houver sido tratado nos estudos da noite, para que os interessados possam acompanhar pari passu o desenvolvimento da matéria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário