domingo, 12 de agosto de 2012

A fé sem obras é morta


Um jovem pertencente às hostes evangélicas disse, maravilhado, a um amigo ter aprendido com o pastor de sua igreja que, conforme ensina Tiago em sua epístola famosa, “a fé sem obras é morta”, embora a admissão do pensamento contido nessa frase não signifique diminuição da importância da fé na vida de todos nós.
Como se sabe, a carta de Tiago foi até bem pouco tempo relegada pelos protestantes a plano secundário, sobretudo depois que Martinho Lutero a chamou pejorativamente de “epístola de palha”, em razão de sua “pobre doutrina dogmática”. É provável que esteja nesse fato a razão pela qual as religiões protestantes em geral, incluindo aí as igrejas evangélicas, não dão às obras e à caridade material a ênfase que elas merecem.
A receptividade do jovem evangélico à lição de Tiago e a honestidade intelectual do pastor são, pois, surpreendentes, conquanto devessem constituir a regra de conduta de todos aqueles que se valem das Escrituras para abonar o que pregam e aconselham.
Por que dizemos isto?
A resposta é simples. A epístola firmada por Tiago é, dentre todas as cartas apostólicas, a que mais ampla fundamentação encontra em o Novo e no Antigo Testamento, como podemos conferir nos textos bíblicos que se seguem:
Isaías, 1:16 a 1:31
Isaías, 58:1 a 58:14
Zacarias, 7:1 a  7:14
Eclesiástico, 7:21 a 7:40
Mateus, 7:21-23 e 7:24-27
Mateus, 22:35 a 40
Mateus, 25:31 a 46
Lucas, 10:25 a 37
Paulo, 1a Epístola aos Coríntios, 13:1-13
Paulo, 2Epístola aos Coríntios, 5:10 e
Pedro, 1a Epístola, 4:8.
    Não foi, pois, sem razão que, reportando-se ao tema da caridade, Allan Kardec firmou na doutrina espírita os quatro princípios seguintes que devem ou deveriam nortear os passos de todo aquele que deseje fazer mais frutífera sua passagem por este globo:
·  Não basta abster-se de praticar o mal; é preciso fazer todo o bem que esteja ao nosso alcance. (O Livro dos Espíritos, 642.)
·   Só o bem é que assegura nossa sorte futura. (L.E., 982.)
·   Reconhece-se o cristão por suas obras. (O Evangelho   segundo o Espiritismo, cap. 18:16.)
·   Fora da caridade não há salvação. (E.S.E., cap. 15:5 e 15:10.)



2 comentários:

  1. Parece-me extraordinário a análise que se faz sobre a importância da fé com obras; a fé em si é imprescindible, sempre que seja razonada e não dogmática. É muito interessante este artigo. E a busca das provas de que a carta de Tiago têm suporte no Antigo e Novo Evangelho. Parabens!!...Isabel

    ResponderExcluir
  2. Como seguidora da doutrina, estou sempre procurando aprender, conhecer , divulgar temas tão interessantes!Parabéns!

    ResponderExcluir