terça-feira, 7 de agosto de 2012

Os pensamentos que emitimos são mensuráveis


Continuamos – como temos feito às terças-feiras – a apresentar aqui um resumo das matérias que temos estudado semanalmente com relação ao livro Nos Domínios da Mediunidade, de autoria de André Luiz (Espírito), psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier.
Três foram as questões examinadas na reunião realizada nesta noite.
Ei-las:
1. Os princípios mentais podem ser mensurados?
2. O que uma ficha psicoscópica pode revelar?
3. Que é que no cérebro humano brilhava como um pequenino sol?
A seguir, de forma sintetizada, eis as respostas às questões citadas:
1. Os princípios mentais podem ser mensurados?
Sim. Com o uso do psicoscópio, podem ser detectadas pelos Benfeitores Espirituais as emanações fluídi­cas de bondade e compreensão, fé e bom ânimo da criatura humana.
"Os princípios mentais – diz Aulus – são mensuráveis e merecerão no porvir excepcionais atenções, entre os homens, qual acontece na atualidade com os fotô­nios, estudados pelos cientistas que se empenham em decifrar a consti­tuição específica da luz." (Nos Domínios da Mediunidade, cap. 3, págs. 31 e 32.) 
2. O que uma ficha psicoscópica pode revelar?
Segundo Aulus, uma ficha psicoscópica é capaz de determinar a natureza de nossos pensamentos e, por meio de se­melhante auscultação, permite aos Benfeitores ajui­zar dos nossos méritos ou das nossas necessidades. (Obra citada, cap. 3, págs. 32 e 33.) 
3. Que é que no cérebro humano brilhava como um pequenino sol?
A glândula pineal, ou epífise, é que brilhava como um diminuto sol azulado.
Examinando o cérebro da médium, André Luiz pôde verificar os feixes de associação entre as células corticais vibrando com a passagem do fluxo magnético do pensamento. Aulus disse-lhe, então: "Recordemos que o deli­cado aparelho encefálico reúne milhões de células, que desempenham funções particulares, quais sejam as dos trabalhadores em fila hierár­quica, na harmoniosa estrutura de um Estado".
E explicou que a alma encarnada possui no cérebro físico os centros espe­ciais que governam a cabeça, o rosto, os olhos, os ouvidos e os mem­bros, em conjunto com os centros da fala, da linguagem, da visão, da audição, da memória, da escrita, do paladar, da deglutição, do tato, do olfato, do registro de calor e frio, da dor, do equilíbrio muscu­lar, da comunhão com os valores internos da mente, da ligação com o mundo exterior, da imaginação, do gosto estético, dos variados estímu­los artísticos e tantos outros quantas sejam as aquisições da expe­riência entesouradas pelo ser em sua caminhada evolutiva. (Obra citada, cap. 3, págs. 33 e 34.) 

*

Na próxima terça-feira divulgaremos neste Blog o assunto que houver sido estudado, para que os interessados possam acompanhar pari passu o desenvolvimento da matéria.
O estudo do livro Nos Domínios da Mediunidade é realizado em duas turmas distintas, na terça-feira (18h30) e na quinta-feira (14h30), nas dependências do Centro Espírita Nosso Lar, situado na Rua Santa Catarina, 429, em Londrina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário