terça-feira, 14 de agosto de 2012

Os santuários ficam repletos de almas necessitadas


Como fazemos às terças-feiras, apresentamos um resumo das matérias que estudamos hoje relativamente ao livro Nos Domínios da Mediunidade, de autoria de André Luiz (Espírito), psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier.
Três foram as questões examinadas nesta noite.
Ei-las:
1. Que pode ocorrer a um médium que abandone a disciplina moral recomendável?
2. A que podemos comparar as pessoas que não prestam atenção aos ensinamentos recebidos?
3. Os desencarnados costumam frequentar os santuários em geral?
Na sequência, de forma sintetizada, as respostas dadas às questões citadas:
1. Que pode ocorrer a um médium que abandone a disciplina moral recomendável?
Referindo-se à médium Celina, Aulus disse que ela, tanto quanto nós, não possuía ainda plena quitação com o passado. Se ela, pois, abandonasse a disciplina a que somos constrangidos para manter a boa forma na recepção da luz, rendendo-se às sugestões da vaidade ou do desânimo, decerto sofreria o assédio de elementos destrutivos que lhe perturbariam a nobre experiência atual de subida. E advertiu: "Muitos médiuns se arrojam a prejuízos dessa ordem. Depois de ensaios promissores e começo brilhante, acreditam-se donos de recursos espirituais que lhes não pertencem ou temem as aflições prolongadas da marcha e recolhem-se à inutilidade, descendo de nível moral ou conchegando-se a improdutivo repouso, porquanto retomam inevitavelmente a cultura dos impulsos pri­mitivos que o trabalho incessante no bem os induziria a olvidar". (Nos Domínios da Mediunidade, cap. 3, págs. 34 a 36.) 
2. A que podemos comparar as pessoas que não prestam atenção aos ensinamentos recebidos?
Tais pessoas – diz Aulus – assemelham-se a urnas cerradas. Impermeáveis ao bom aviso, elas continuam inacessíveis à mudança necessária. Ele explicou que o mesmo fenômeno se repete em outros templos de diferentes denominações reli­giosas. "A palavra desempenha significativo papel nas construções do espírito. Sermões e conferências de sacerdotes e doutrinadores, em va­riados setores da fé, sempre que inspirados no Infinito Bem, guardam o objetivo da elevação moral." (Obra citada, cap. 4, págs. 37 a 39.) 
3. Os desencarnados costumam frequentar os santuários em geral?
Sim. Todos eles, em seus atos públicos, estão repletos de almas necessitadas que a eles comparecem, sem o veículo denso, sequiosas de reconforto. Os exposito­res da boa palavra podem ser comparados a técnicos eletricistas, des­ligando tomadas mentais, através dos princípios libertadores que dis­tribuem na esfera do pensamento. (Obra citada, cap. 4, págs. 39 e 40.)

*
Na próxima terça publicaremos neste Blog o resumo do que houver sido estudado, a fim de que os interessados possam acompanhar pari passu o desenvolvimento da matéria.
As reuniões de estudo do livro Nos Domínios da Mediunidade realizam-se em dois horários e com turmas distintas: terça-feira (18h30) e quinta-feira (14h30), nas dependências do Centro Espírita Nosso Lar, situado na Rua Santa Catarina, 429, em Londrina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário