quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Paciência para o aprendizado


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

Tudo se é conquistado; não há outro meio senão com paciência. Aprender e aprimorar são ações imprescindíveis para a maturidade na vida.
E num dos encontros para a aula de espanhol, aplicada a alunos deficientes visuais, uma atividade exigiu mais atenção e empenho. Como isso não é feito rápido de se alcançar, uma das alunas, impaciente, resmungou:
– Não consigo aprender – e fechou, com descaso, a apostila com letras ampliadas.
Observei aquele ato e, tranquilamente, me aproximei e perguntei com discrição:
– O que acontece?
– Não consigo aprender e nem acompanhar o que é lido – falou já emburrada e um pouco brava, com os braços cruzados.
– Mas para todo aprendizado, a paciência se faz necessária. Como é algo novo, a dedicação e a disciplina também são fiéis amigas para o seu objetivo – com calma e ternura, proferi estas palavras; era só uma garotinha impaciente com a vida.
Ela consentiu com a cabeça, retomou a atividade e, um pouquinho mais compreensiva, abriu a apostila e acompanhou a lição.
Com uma “pequeña” dedicação já ocorreu um grande avanço e o semblante da aluna, naturalmente, se suavizou. Nosso sentimento, muitas vezes, é percebido pela expressão facial.
A aluninha participou, com sua possibilidade, até o barulhento sinal anunciar o término da aula.
– Ah, não! Já terminou? – agora insatisfeita com o tempo, a aluna resmungou.
– Sim, a aula terminou. Viram só!... O tempo passa rápido e há necessidade de aproveitá-lo para se aprender o que ainda não se sabe – procurei incentivá-los.
– Adorei a aula – ela completou.
– Que bom! Fico feliz. Não se esqueçam de terminar a atividade nem de fazer a tarefa – dirigi-me a todos.
Desejei-lhes ótima semana e nos veríamos em sete dias. Os alunos saíram e foram para seus destinos.
Quando estava guardando o material, senti o sopro da vida, aquele momento que muito nos emociona: dispensar, pacientemente, para cada querido aluno, um feixe bem humilde de aprendizado, como muitos professores já dispensaram para mim; na verdade, sou eu que ganho por compartilhar com seres tão especiais.
Isso faz com que sintamos no coração a real proposta de viver. A vida é hoje, e o próximo, nossa extensão. Ser paciente com a vida é compreender a sua essência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário