quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Pílulas gramaticais (28)


Vamos deixar de lado, hoje, as questões ligadas ao idioma português, para lembrar alguns conceitos originários da língua inglesa tão comuns na vida dos internautas. O que vai ser dito em seguida foi extraído do Dicionário de Tecnologia, à disposição na internet de quem queira utilizá-lo. O link que remete ao dicionário é: http://www.tecnodic.com/.
É comum lermos na internet os vocábulos Web site, download, site, link, home page etc., e muitos têm curiosidade em saber o que significam as siglas HTTP e WWW.
Eis, então, de acordo com o referido Dicionário, os significados de alguns desses termos:
Web (do inglês “teia”) - recurso ou serviço oferecido na internet (rede mundial de computadores) e que consiste num sistema distribuído de acesso a informações, as quais são apresentadas na forma de hipertexto, com elos entre documentos e outros objetos, localizados em pontos diversos da Rede.  Significa também o conjunto das informações e recursos assim disponibilizados.
WWW – forma reduzida de World Wide Web (teia de âmbito mundial).
HTTP – esta sigla deriva de Hyper Text Transfer Protocol. É o protocolo de transferência de hipertexto, utilizado pelos computadores ligados à WWW para comunicar-se entre si.
Web site – o mesmo que site.
Site - palavra que em português significa local, sítio, lugar. Na internet, designa um conjunto de páginas que representa uma pessoa ou uma empresa. O site da revista O Consolador é http://www.oconsolador.com/.  Como foi dito, há nele várias páginas. A edição 289, de 2 de dezembro de 2012, encontra-se na página http://www.oconsolador.com.br/ano6/289/principal.html, representada por um link que faz com que a edição seja acessada e, dentro dela, links diversos remeterão o leitor aos textos desejados.
Link – na Web, uma palavra sublinhada indica a existência de um link, que é uma espécie de apontador para outra fonte de informação. Escolhendo esse link, obtém-se a página de informação que ele designa, a qual pode, por sua vez, conter também vários links.
Home Page - página principal de um site de uma instituição ou pessoa. A página base é uma espécie de ponto de partida para a procura de uma informação relativa a essa pessoa ou instituição.
E-mail ou correio eletrônico - é o correio transmitido por meios eletrônicos, normalmente, redes informáticas. Uma carta eletrônica contém texto (como qualquer outra carta) e pode ter, eventualmente, um ou mais anexos.
Download - processo de cópia de arquivos de um computador qualquer para o computador do usuário.
Upload – ato de transferir o arquivo do seu computador para um computador remoto, usando qualquer protocolo de comunicações.
Portal - site que funciona como porta de entrada à internet, oferecendo desde serviços como e-mail e bate-papo até links para sites de conteúdos diversos.
Webmaster - pessoa encarregada de desenvolver e gerenciar as páginas Web de um site.


Nenhum comentário:

Postar um comentário