sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Quando o arrependimento é importante?


Teresa pergunta: Qual é para os espíritas o valor do arrependimento e em que momento ele precisa ocorrer para ter validade?
O arrependimento é fundamental para a renovação do ser humano que se tenha desviado do caminho do bem. Não existe um momento para que ele tenha maior ou menor validade. Assim, tanto faz que o indivíduo se arrependa dos erros cometidos enquanto está encarnado ou depois de sua desencarnação.
Sabemos, com base em relatos feitos pelos próprios Espíritos, que a desencarnação é muitas vezes o aguilhão que leva a pessoa a arrepender-se, o que não é difícil de compreender.
Imaginemos uma pessoa que se enriqueceu à custa do erário, que falsificou, que fraudou, que enganou... Quando retorna ao plano espiritual, onde a riqueza e a posição social não têm valor nenhum, é comum que essa pessoa sinta remorsos e esses remorsos poderão levá-la a arrepender-se sinceramente dos erros cometidos.
O Espiritismo ensina, no entanto, que o arrependimento – embora importantíssimo – não basta por si mesmo. É preciso acrescentar a ele a expiação e a reparação, o que leva muitos Espíritos a pedirem a oportunidade de passar pelos mesmos sofrimentos que causaram a outrem (expiação), além da necessária reparação com que devolvem às suas vítimas aquilo que porventura lhes hajam tomado.
Arrependimento, expiação e reparação constituem, pois, os elementos essenciais à renovação integral da criatura humana, rumo à meta que Deus assinalou para nós, que é a perfeição, meta essa que o próprio Jesus sugeriu ser uma possibilidade real quando nos conclamou: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”. (Mateus, 5:48.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário