sábado, 9 de fevereiro de 2013

Pérolas literárias (22)


Língua portuguesa

Olavo Bilac

Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...

Amo-te assim, desconhecida e obscura.
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela,
E o arrolo da saudade e da ternura!

Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,

Em que da voz materna ouvi: "meu filho!",
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!


Notas explicativas:

1. Ganga: resíduo, em geral não aproveitável, de uma jazida filoniana, o qual pode, no entanto, em certos casos, conter substâncias economicamente úteis.
2. Tuba: instrumento musical; espécie de trombeta.
3. Lira: instrumento musical de cordas.
4. Trom: som de trovão; estrondo.
5. Silvo: sibilação, sibilo; qualquer som agudo e relativamente prolongado produzido pela passagem do ar comprimido entre membranas que vibram.
6. Procela: tempestade marítima; agitação extraordinária; tumulto.
7. Arrolo: arrulho; voz, canto ou gemido de rolas e pombos, ou semelhante ao destes; canto para adormecer crianças; arrolo; balbucio.


O soneto acima foi extraído do livro "Poesias", publicado em 1964 pela Livraria Francisco Alves, do Rio de Janeiro. Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, poeta parnasiano, cronista, contista, conferencista e autor de livros didáticos, nasceu no Rio de Janeiro a 16 de dezembro de 1865 e aí faleceu em 28 de dezembro de 1918. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, em que ocupou a cadeira nº 15, que tem Gonçalves Dias por patrono. Em 1907 foi eleito “príncipe dos poetas brasileiros” pela revista Fon-Fon. Conhecido por sua atenção à literatura infantil e, principalmente, pela participação cívica, era republicano e nacionalista. Foi também defensor do serviço militar obrigatório. De sua autoria é a letra do Hino à Bandeira, que o leitor pode ouvir clicando neste link: http://www.youtube.com/watch?v=m-mOcJVu9WE



Um comentário:

  1. Caro irmão Astolfo, parabéns pelo valoroso Blog e pela iniciativa de divulgar a palavra do Cristo a luz da Doutrina Espirita.

    ResponderExcluir