quarta-feira, 10 de abril de 2013

A borboleta


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

Deparei-me com uma grande borboleta, parada, mesclada com várias cores, as asas abertas, numa parede clara. Ela me chamou atenção. Voltei para melhor observá-la. Quantos mínimos traços em suas asas! quantos detalhes que traziam a beleza natural!
Fiquei, por uns instantes, admirando aquele frágil ser, mas cheio de liberdade. Ela podia visitar os lugares que desejasse; passar pelos jardins floridos; voar mais baixo sobre a água dos rios ou dos lagos; buscar os ares mais quentes ou os mais rarefeitos.
Com paz, ela estava ali. Como é bom observar a natureza, entrar na sintonia da vida, da calma; deixar um pouco os ruídos da sociedade, a falta de tempo que passa a aprisionar a alma. Quantos deveres a cumprir? Realmente, são todos por algum objetivo maior? Ou em determinados momentos, vive-se no piloto automático sem tanta escolha?
Aqueles segundos me trouxeram tranquilidade e a certeza de que quando se necessita de uma retomada para um caminho melhor, há a natureza, mãe da sabedoria. Ela é a senhora que ensina o tempo certo, a força adequada, a atitude proveitosa, a estrada que leva ao sentido de viver.
A natureza é a simplicidade; é o jeito mais harmonioso; é o equilíbrio entre os campos distintos; é a lua e o sol; é a noite e o dia.
Depois da pausa, a borboleta buscou o espaço, o ar mais fresco e a paisagem mais agradável que o seu ser desejava. A natureza apresenta a vida como se deve viver: com simplicidade, verdade e a virtude da sensatez.
Isso tudo só foi um momento com uma borboleta, que descansava na parede sob o ar de uma tarde de outono.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

Um comentário:

  1. Meu nome é: Odete camelo, sempre amei e contemplei a natureza, em meus momentos de retiro sempre obcervei os grandes e pequenos detalhes, e falava pra mim mesma:É! O grande criador não esqueceu de nada!!! Até que em uma tarde (das mais triste que já tive)Fui depositar as cinzas do meu marido em um lago, como era do seu desejo.Em determinado momento, me surgiu uma linda borboleta branca,em meio a tantas pessoas, ele me sobrevoava e pousava em mim por várias vezes e ficando pousada por minutos.E isso durou uns 20 minutos de pura emoção! Interpretei como uma mensagem!

    ResponderExcluir