terça-feira, 23 de abril de 2013

O ectoplasma é recurso peculiar a todas as formas da Natureza


Realizou-se hoje à noite no “Nosso Lar”, em Londrina, mais uma etapa dos estudos da obra Nos Domínios da Mediunidade, de André Luiz (Espírito), psicografada pelo médium Chico Xavier.

Eis as questões propostas:

1. Como pode um Espírito trazer flores para dentro de um recinto fechado?
2. Pode dar-se o contrário, ou seja, um objeto ser removido da sala de sessões para o exterior?
3. O ectoplasma só existe no ser humano?

*

Após os comentários pertinentes às questões citadas, foram lidas e discutidas as respostas, seguindo-se a leitura e o estudo do texto-base pertinente aos assuntos da noite.

A seguir, as respostas dadas às perguntas a que nos reportamos:

1. Como pode um Espírito trazer flores para dentro de um recinto fechado?
Segundo André, um fato semelhante ocorreu assim: Um Espírito tomou pequena porção das forças materializantes do médium sobre as mãos e afastou-se, para trazer, daí a instantes, algumas flores que foram distribuídas com os irmãos encarnados. Aulus explicou: "É o transporte comum, realizado com reduzida cooperação das energias medianímicas. Nosso amigo apenas tomou diminuta quantidade de força ectoplásmica, formando somente pequeninas cristalizações superficiais do polegar e do indicador, em ambas as mãos, a fim de colher as flores e trazê-las até nós". As flores transpuseram o tapume de alvenaria, penetrando o recinto graças ao concurso de técnicos competentes para desmaterializar os elementos físicos e reconstituí-los de imediato. (Nos Domínios da Mediunidade, cap. 28, pp. 268 e 269.)

2. Pode dar-se o contrário, ou seja, um objeto ser removido da sala de sessões para o exterior?
Sim, e com a mesma facilidade. "As cidadelas atômicas, em qualquer construção da forma física, não são fortalezas maciças, qual acontece em nossa própria esfera de ação. O espaço persiste em todas as formações e, através dele, os elementos se interpenetram", explicou Aulus. (Obra citada, cap. 28, pp. 270 e 271.)

3. O ectoplasma só existe no ser humano?
Não. Situado entre a matéria densa e a matéria perispirítica, assim como um produto de emanações da alma pelo filtro do corpo, é recurso peculiar não somente ao homem, mas a todas as formas da Natureza. Em certas organizações fisiológicas especiais da raça humana, comparece em maiores proporções e em relativa madureza para a manifestação necessária aos efeitos físicos que se deram na sessão descrita por André Luiz. Trata-se de um elemento amorfo, mas de grande potência e vitalidade. (Obra citada, cap. 28, pp. 271 e 272.)

*

Na próxima terça-feira publicaremos o resumo das questões estudadas, para que o leitor possa acompanhar o desenvolvimento dos nossos estudos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário