quinta-feira, 11 de abril de 2013

Pílulas gramaticais (46)


Os pronomes demonstrativos indicam a posição dos seres com relação às três pessoas do discurso:
1ª pessoa – este, esta, isto.
2ª pessoa – esse, essa, isso.
3ª pessoa – aquele, aquela, aquilo.
Assim, quando digo “este livro”, refiro-me a um livro que está próximo de mim, isto é, próximo da pessoa que fala.
Se digo “esse livro”, estou me referindo a um livro que está perto da pessoa com quem falo, ou seja, do ouvinte.
Quando digo “aquele livro”, falo de um livro que está afastado de mim e do ouvinte.
Em relação ao tempo, o raciocínio é semelhante:
Quando digo “este ano”, refiro-me ao ano em curso.
O mesmo se dá quando falo “estes dias”, referindo-me aos dias em curso.
Se digo “esses dias”, estou-me referindo a dias próximos mas que já passaram.
Quando digo “aqueles dias”, refiro-me a dias afastados no tempo e que igualmente já passaram.
No tocante ao uso de “isto”, “isso” ou “aquilo”, a ideia é a mesma.
Veja estes exemplos:
Eu lhe disse isto: que não mais o queremos conosco.
Isso que lhe falei é isto que vou dizer-lhe agora: vá embora!
Não faça mais aquilo que fazíamos nos dias da juventude.


Nenhum comentário:

Postar um comentário