domingo, 19 de maio de 2013

A fé, as obras e a caridade em face do Evangelho


Um jovem pertencente às hostes evangélicas disse, maravilhado, a um amigo espírita ter aprendido com o pastor de sua igreja que, conforme ensina Tiago em sua epístola famosa, "a fé sem obras é morta", embora a admissão dessa verdade não implique diminuição da importância da fé na vida de todos nós.
Como se sabe, a carta de Tiago foi até poucos anos atrás relegada pelos cristãos a plano secundário, sobretudo depois que Lutero a chamou pejorativamente de "epístola de palha", em razão de sua "pobre doutrina dogmática". Talvez esteja nesse fato a razão pela qual as religiões protestantes em geral, incluindo aí as igrejas evangélicas, não têm dado às obras e à caridade a ênfase que elas merecem.
A receptividade do jovem evangélico à lição de Tiago e a honestidade intelectual do pastor são, pois, surpreendentes, conquanto devessem constituir a regra de conduta de todos aqueles que se valem das Escrituras para abonar o que pregam e aconselham.
Por que dizemos isto?
A resposta é simples: a epístola firmada por Tiago é, dentre todas as cartas apostólicas, a que maior e mais ampla fundamentação encontra no Novo e no Antigo Testamento, como podemos conferir nos textos bíblicos que se seguem:
Isaías, 1:16 a 1:31.
Isaías, 58:1 a 58:14.
Zacarias, 7:1 a 7:14.
Eclesiástico, 7:21 a 7:40.
Mateus, 7:21-23 e 7:24-27.
Mateus, 22:35 a 40.
Mateus, 25:31 a 46.
Lucas, 10:25 a 37.
Paulo, 1ª Epístola aos Coríntios, 13:1-13, e 2ª Epístola aos Coríntios, 5:10.
Pedro, 1ª Epístola, 4:8.
Não foi, pois, sem razão que, reportando-se ao tema da caridade, a doutrina espírita firmou os quatro princípios seguintes, que devem ou deveriam nortear os passos de todo aquele que deseje fazer mais frutífera sua passagem por este globo:
  1. Não basta abster-se de praticar o mal; é preciso fazer todo o bem que esteja ao nosso alcance. (O Livro dos Espíritos, 642.)
  2. Só o bem é que assegura nossa sorte futura. (O Livro dos Espíritos, 982.)
  3. Reconhece-se o cristão por suas obras. (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 18:16.)
  4. Fora da caridade não há salvação. (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 15:5 e 15:10.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário