sexta-feira, 3 de maio de 2013

Adão e Eva realmente existiram?


A pergunta acima foi-nos feita por uma leitora.
Adão existiu? Se isso é verdade, em que época viveu ele? 
Ensina o Espiritismo que a espécie humana não começou por um único homem e que aquele a quem chamamos Adão existiu realmente, mas não foi o primeiro nem o único a povoar a Terra.
Allan Kardec indagou aos Espíritos Superiores (O Livro dos Espíritos, item 51): “Em que época viveu Adão?” Eles responderam: “Mais ou menos na que lhe assinais: cerca de 4.000 anos antes do Cristo”.
O grupo de pessoas simbolizado na figura de Adão – geralmente identificado pela expressão raça adâmica – foi, com efeito, o mais inteligente que se encarnou na Terra. Procedente de outros planetas, foi ele que impeliu ao progresso todos os outros que aqui já se encontravam.
O Gênesis no-lo mostra, desde seus primórdios, industrioso, apto às artes e às ciências, o que mostra que esse grupo de Espíritos não passou na Terra pela infância espiritual, diferentemente do que certamente ocorreu com os povos mais antigos e primitivos.
Tudo, segundo Kardec, indica que a raça adâmica passou a habitar a Terra há pouco tempo, fato que não estaria em contradição com as descobertas geológicas, nem com as observações antropológicas; antes, tenderia a confirmá-las.
Com efeito, Caim e Abel tinham habilidades desconhecidas dos homens primitivos, como o uso da terra para plantio e o pastoreio. Caim conhecia também a arte da construção de casas e cidades, uma conquista pertinente ao período neolítico, porque antes dele os homens da Terra viviam em cavernas.
Foi também no período neolítico – entre os anos 5.000 a.C. e 2.500 a.C. – que surgiu na Terra o pastoreio, seguido do cultivo da terra, e o homem passou de caçador a pastor e a habitar em casas.
Ora, se Caim cultivava o solo e seu irmão Abel era pastor – tal como lemos na Bíblia –, a data indicada pelos Espíritos a respeito da época em que viveu Adão (4.000 a.C.) é perfeitamente compatível com os registros históricos.
Como o povoamento da Terra se iniciou em épocas bem mais recuadas, fica evidente que não descendemos dos pais de Abel e Caim, mas de outros ancestrais que viveram muitos séculos antes da chegada aqui da raça adâmica.
A propósito, o leitor da Bíblia sabe muito bem que Caim, depois de matar seu irmão, saiu de casa e andou errante pela Terra, fixando-se depois em um país que ficava ao nascente do Éden. Ali conheceu sua mulher, que concebeu e pariu a Enoc. Em homenagem ao filho, Caim edificou então uma cidade e a chamou também de Enoc.
Como ninguém edifica uma cidade para morar sozinho com esposa e filho, eis aí outro indício significativo de que havia gente, e em grande número, antes da chegada  de Adão e sua prole ao mundo em que vivemos.


2 comentários:

  1. Olá Sr. Astolfo...
    Parabéns pelo blog...

    Sr. Astolfo, o sr. como missionário divulgador espirita sente a necessidade de levar esclarecimentos aos amigos que buscam entendimento e consolo através desta doutrina maravilhosa. Portanto nós espiritas, temos a obrigação de falar,divulgar e levar conhecimento e esclarecimento para as pessoas que buscam entendimento pela fé raciocinada, sabemos que o caminho é árduo, mas, os nossos amigos espirituais conosco se encontram, claro, com toda a proteção do nosso mestre JESUS.

    Nós espiritas precisamos,ESTUDAR mais E DIVULGAR O ESPIRITISMO.


    Parabéns, pelo seu blog.

    sucesso

    Carlos
    contato@guiaconstrular.com.br

    ResponderExcluir