sexta-feira, 7 de junho de 2013

Gravidez sem Espírito: é possível?

Uma leitora perguntou-nos se pode ocorrer uma gravidez sem que haja Espírito ligado ao corpo da criança.  
A resposta é sim, conforme aprendemos nas questões n. 136 e 356 d´O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec.
Eis o que, de forma resumida, essas questões nos informam:
Questão 136:
1. A alma independe do princípio vital.
2. O corpo físico não é mais que um envoltório e pode existir sem a alma.
3. A vida orgânica pode animar um corpo sem alma, mas a alma não pode habitar um corpo privado de vida orgânica.
Questão 356:
1. Entre os natimortos há alguns a cujos corpos nenhum Espírito esteve destinado.
2. Tais crianças só vêm por seus pais, e algumas vezes pode chegar a termo de nascimento um ser dessa natureza, mas ele não sobrevive.
3. Toda criança que vive após o nascimento tem forçosamente encarnado em si um Espírito. Que seria esse ser se assim não acontecesse? Não seria um ser humano.

*

A frustração causada pela morte do bebê é, sem dúvida, uma dura prova ou uma expiação para os pais.
No caso de gravidez sem Espírito, a pergunta que se faz é: - Por que, não existindo Espírito ligado à criança, a gestação prossegue normalmente e o corpo do bebê se forma no ventre materno?
André Luiz trata do assunto em seu livro Evolução em Dois Mundos, 2ª parte, cap. XIII, no qual nos transmite as informações abaixo resumidas:
a. Em todos os casos em que há formação fetal, sem que haja a presença de entidade reencarnante, o fenômeno obedece aos moldes mentais maternos.
b. Dentre as ocorrências dessa espécie há, por exemplo, aquelas em que a mulher, em provação de reajuste do centro genésico, nutre habitualmente o vivo desejo de ser mãe.
c. Ela impregna as células reprodutivas com elevada percentagem de atração magnética, pela qual consegue formar, com o auxílio da célula espermática, um embrião frustrado que se desenvolve, embora inutilmente, na medida da intensidade do pensamento maternal.
d. Seu pensamento opera por meio de impactos sucessivos condicionando as células do aparelho reprodutor, que lhe respondem aos apelos segundo os princípios de automatismo e reflexão.
Evidentemente, se em casos assim a criança chega a nascer com vida, o que seria muito difícil, a morte ocorreria de imediato, visto que, não havendo Espírito, inexiste também o corpo espiritual ou perispírito, cujo papel na manutenção da vida orgânica é fundamental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário