sexta-feira, 5 de julho de 2013

A semeadura é livre, mas a colheita...

Um leitor perguntou-nos onde se encontra nos textos evangélicos a frase, atribuída a Jesus, "a semeadura é livre, mas a colheita é compulsória".
A frase citada, atribuída a Jesus por inúmeros autores, não será encontrada textualmente em o Novo Testamento, porque decorre de um pensamento presente nos textos evangélicos e nas cartas de Paulo, segundo o qual receberemos da vida de conformidade com os atos que praticamos. Trata-se, como abaixo se verá, de linguagem metafórica que expressa a chamada lei de ação e reação, referida tanto em o Novo quanto no Antigo Testamento.
A frase é, portanto, correta.
O equívoco de palestrantes e articulistas é atribuí-la a Jesus, como se dá também, com frequência, com a frase “Vós sois deuses”, a que nos referimos anteriormente.
Adiante transcrevemos alguns textos do Novo Testamento que dão suporte à ideia contida na frase “a semeadura é livre, mas a colheita é compulsória”:
“E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.” – Mateus, 26:51-52.
“(...) O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade; tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” – Romanos, 2:6-11.
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” – Gálatas, 6:7-8.
“(...) Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.” – Mateus, 16:27.


Nenhum comentário:

Postar um comentário