quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Gestos que trazem luz aos olhos

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

Às vezes, presumimos uma quantidade maior de situações ruins, negativas, tristes no dia a dia. Contudo, fico muito emocionada e feliz pelo outro número bem mais elevado e crescente de ações benéficas e fraternas realizadas por pessoas comuns, em lugares comuns, a todo momento.
Professores que deixam a escola urbana para atenderem crianças e jovens em áreas quase inacessíveis se não fossem a determinação, o amor e a responsabilidade por quem necessita um pouquinho mais em algum quesito, pois quase sempre, em muitos outros, esse simples companheiro esbanja solidariedade.
Outros tantos médicos que abdicam o consultório equipado, todo esterilizado, para auscultarem os corações em meio a casebres sustentados pela fé.
Luz bendita que ilumina o rosto desses irmãos solidários e amorosos, irmãos compreensivos de que o outro é sua própria extensão. Semblante sereno, facilmente um sorriso nasce pelos lábios ou pelos olhos transparecendo sua essência. Normalmente, uma só alma solidária abarca e auxilia contingente de outras mais necessitadas.
Vidas com simplicidade, mas com a consciência de que, de uma forma ou de outra, o universo é interligado. Os seres necessitam de ajuda, e também podem amparar.
O irmão mais humilde repartirá o pão no mesmo segundo em que o recebe. Ele sabe que a necessidade básica dói na carne e procura amadurecer a alma. O coração existe para amar, para realizar o bem, essa é a sua grande característica; sendo assim, um fato tanto me sensibilizou.
“Café pendente”! Ainda não tinha ouvido essa expressão. Sempre nos surpreendemos com as incontáveis maneiras de se fazer caridade. Pois bem, essa expressão “café pendente” é, há muito, usada em cafeterias da Europa. Frequentadores desses lugares tomavam seus cafés, mas sempre deixavam outros pagos, pelo menos mais um.
Esses cafés eram retirados por pessoas que não podiam pagar pela bebida quente, principalmente, no inverno castigante. Então, chegavam à porta desses estabelecimentos e diziam com a voz tímida:
– Você tem um café pendente?
Desde a primeira vez que a expressão foi usada, até hoje, sempre esteve à mão um café quente para acalentar o corpo e abrandar a alma. Sempre haverá.
E assim a humanidade caminha. Se há algo para melhorar?... demais; entretanto, em todos os momentos e em toda parte, os bons atos, as palavras revestidas de ternura e escoradas pelo amor tornam-se reais e transformam vidas.
Toda vez que houver condições de amparo, ampare; o coração sorverá o bálsamo energético... por favor, qual coração?... tanto o que recebe quanto o doador.


Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário