sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Que fazer diante das tentações?

Um amigo, depois de expor problemas relacionados com o que ele chama de tentações na área sexual, pergunta-nos: Como fazer para livrar-me dessa prática? Devo concentrar-me mais nos trabalhos?
Sugerimos-lhe, preliminarmente, a leitura do livro O Tesouro dos Espíritas, de Miguel Vives, traduzido por J. Herculano Pires, obra essa já focalizada na revista “O Consolador”, edições n. 159 a 174, nas quais o texto condensado desse livro foi publicado e estudado.
Nesse livro, Miguel Vives estuda o tema tentações e oferece-nos orientação segura de como podemos neutralizá-las.
Dois conselhos devemos ter em mente quando tratamos desse tema, seja quando a tentação advém apenas de uma inclinação infeliz própria, sem influência exterior nenhuma, seja quando a ela esteja associada influenciação proveniente dos maus Espíritos.
O primeiro conselho é não esquecermos a célebre recomendação feita por Jesus: “Vigiai e orai para não cairdes em tentação”. Se não a observarmos, não há dúvida, poderemos cair de novo nas mesmas redes em que já sucumbimos em ocasiões passadas.
O segundo conselho lemos na questão 469 de O Livro dos Espíritos, a primeira e principal obra que nos legou o Codificador do Espiritismo.
Eis o que diz a citada questão:
469. Por que meio podemos neutralizar a influência dos maus Espíritos?
“Praticando o bem e pondo em Deus toda a vossa confiança, repelireis a influência dos Espíritos inferiores e aniquilareis o império que desejem ter sobre vós.
Guardai-vos de atender às sugestões dos Espíritos que vos suscitam maus pensamentos, que sopram a discórdia entre vós outros e que vos insuflam as paixões más.
Desconfiai especialmente dos que vos exaltam o orgulho, pois que esses vos assaltam pelo lado fraco. Essa a razão por que Jesus, na oração dominical, vos ensinou a dizer: ‘Senhor! não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal’.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário