quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A mulher é, segundo Allan Kardec, uma alma mais delicada

Concluímos ontem à noite, no Centro Espírita Nosso Lar, de Londrina-PR, o estudo sequencial da Revue Spirite de 1858. Na próxima terça-feira iniciaremos o estudo do livro O Tesouro dos Espíritas, de autoria de Miguel Vives y Vives, tradução de J. Herculano Pires publicada pela EDICEL. O estudo é realizado semanalmente, em dois horários: na terça-feira (18h30) e na quinta-feira (14h30).

Eis as questões propostas para debate na reunião de ontem:

1. A que propriedades Kardec se refere, na Revue, ao falar sobre o perispírito?
2. Existe relação entre os sofrimentos que o Espírito padece e suas atitudes quando encarnado?
3. Como explicar os sonhos?
4. Que palavras Kardec dedicou, na Revue de 1858, às mulheres?

*

Após rápido debate em torno das questões acima, foi lido e estudado o texto-base, sendo apresentadas ao final as respostas dadas às perguntas propostas.

Ei-las:

1. A que propriedades Kardec se refere, na Revue, ao falar sobre o perispírito?

Inicialmente, diz ele que os encarnados têm dois envoltórios: o corpo destrutível e o corpo etéreo, vaporoso, indestrutível – o perispírito. O perispírito é invisível, mas pode tornar-se visível. Uma outra propriedade dele é a penetrabilidade. Nenhuma matéria lhe oferece obstáculo: ele as atravessa a todas, como a luz atravessa os corpos transparentes. E, para corroborar esta informação, diz conhecer uma jovem senhora que muitas vezes via em sua casa e no seu quarto homens, na verdade Espíritos, que aí entravam e saíam, embora estivessem fechadas as portas. (Revue Spirite de 1858, pp. 335 a 337.)

2. Existe relação entre os sofrimentos que o Espírito padece e suas atitudes quando encarnado?

Sim. Na Revue ele apresenta um estudo sobre as sensações dos Espíritos, no qual procura explicar como é a dor sentida pelos Espíritos. Sua conclusão é esta: os sofrimentos que o Espírito padece são sempre consequência da maneira pela qual viveu na Terra. (Obra citada, pp. 347 a 351.)

3. Como explicar os sonhos?

Segundo um instrutor espiritual, o sono liberta inteiramente a alma do corpo. Quando dormimos ficamos momentaneamente no estado em que, de maneira definitiva, nos encontraremos depois da morte. Os sonhos seriam a lembrança daquilo que vimos durante o sono. (Obra citada, pp. 353 e 354.)

4. Que palavras Kardec dedicou, na Revue de 1858, às mulheres?

O Codificador fez às mulheres um elogio inusitado: "A mulher é delineada mais finamente que o homem, o que indica, naturalmente, uma alma mais delicada. É assim que nos meios semelhantes, em todos os mundos, a mãe será mais bela que o pai, por ser a que a criança vê primeiro". E acrescentou: "Mulheres! Não temais deslumbrar os homens pela vossa beleza, por vossas graças, por vossa superioridade. Saibam, porém, os homens que, para se tornarem dignos de vós, devem ser tão grandes quanto sois belas, tão sábios quanto sois boas, tão instruídos quanto sois originais e simples." (Obra citada, pág. 357.)

*

Na próxima quarta-feira publicaremos aqui a síntese do estudo realizado, para que o leitor, caso o queira, possa acompanhar o desenvolvimento de nossas reuniões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário