terça-feira, 1 de outubro de 2013

O sublime céu infinito

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

Infinitos pontos iluminados, uns mais próximos, outros nem tanto. A pintura estava com um tom encorpado. Em segundo plano ainda restava a tonalidade alaranjada da energia mais quente; em primeiro, os transeuntes ali estavam inquietos e pulsava toda a agitação do centro urbano. Final de tarde.
A imensidão celeste é esplêndida; dificilmente se verifica o início, tampouco o seu fim. Existe e é a razão de assuntos teóricos, místicos, históricos, relativos, cenários de prosa e, além de tudo, passagem. Alguns dizem que é a passagem para o mundo dos espíritos, mas eles estão aqui conosco; somos um estágio enlaçado em outro, no entanto, dimensões distintas.
A grandeza da vida é infinita e por enquanto somos nós pequeninos seres olhando para o imenso celeste. Mas a cada dia, um pouquinho mais, crescemos - é o esperado - e o céu se aproxima por causa do nosso amadurecimento.
As crianças olham de dia para o céu e veem desenhos de carneirinhos, cachorrinhos, ursinhos tão ternos nas nuvens; à noite, essas crianças, no mesmo céu, reconhecem o lar de onde vieram. Estrelas brilham, suscitam saudade de outro lugar; como aperta o peito, mas as crianças, normalmente, não conseguem ainda se expressar e é tão recente a vinda para cá.
Estar no céu, expressão que delibera bem-estar e plenitude. Também é para onde se quer ir após a passagem, a transição inevitável.
Céu, na verdade, é o estado no qual o espírito se encontra; é a conduta reta diante das decisões e caminhadas; é o cumprimento do dever e a satisfação dos direitos conquistados; é servir o próximo quando este tanto necessitar; é olhar ao redor e perceber que se pode amparar; é inflar o coração do mais benéfico sentimento amoroso, piedoso, fraterno e compreensivo. Céu é poder trilhar com a consciência leve e em paz e perceber quanto, a cada amanhecer, se é capaz de bem realizar.
O infinito céu permanece intacto, confiável, decidido porque conquistou seu espaço, formato e eternidade. Tudo é concedido pelos méritos apresentados. O céu possui o ar aprazível devido à sua energia; o espírito escala sua atmosfera por meio dos seus pensamentos, palavras, sentimentos e atitudes.
Estaremos no céu quando o nosso coração estiver em paz, com a consciência feliz pelos bons atos e pela aquisição de aprendizado que se transforma em sublime luz para a emancipação do espírito.
E o céu, à noite, estava estrelado, vivo, intenso; quando amanheceu, transformou-se no mais belo azul regenerador e sublime.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário