terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Acalmai o coração

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

Certas vezes, é necessário o recolhimento para se alcançar a paz; facilitar o reencontro com o próprio eu; promover o silêncio precioso tão aprazível.
Conversas, risadas, assuntos diversos, em algumas ocasiões, saturam a natureza do espírito; ele quer o afastamento e a calma, ele necessita ouvir suas palavras, sentir suas emoções, estar um momento consigo.
Tudo o que para o espírito é imprescindível já lhe é semente plantada aguardando a oportunidade para a germinação.
Fazer desabrochar a semente das boas realizações é tarefa primorosa para ele, principalmente, aqui e agora para a alma que trilha o caminho material, e consente os sentimentos mais vivos e, em certos casos, ainda muito perturbadores.
De repente, a percepção é sentida, pois se não houver esse “insight” os dias passam a ser vividos sem uma razão, mas como uma avalanche que engole tudo sem entendimento. Os robôs é que têm a condição de hora após hora realizarem, incansavelmente, suas ações; mesmo assim, em alguns deles, hoje em dia, busca-se desenvolver a questão incomparável: o sentimento.
“Somos espíritos, estamos na matéria.” Há uma diferença infinita entre os verbos ser e estar: ser, estado permanente; estar, transitório. Então, há que se recolher para acalmar, compreender, melhor viver.
A materialidade é constante de acontecimentos, problemas, soluções, novidades, pessoas de agora, manutenção de amizades antigas; tudo isso se transforma numa quantidade incontável de afazeres, e o pior é que a falta de tempo sempre aumenta para as verdadeiras e importantes questões referentes ao bem-estar do espírito.
Da mesma forma que a noite anuncia o recolhimento e o descanso para a natureza, também a alma precisa de um tempo para tornar-se familiar para si mesma, no qual possa reencontrar sua essência e ser seu próprio universo dentro da vida.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário