terça-feira, 28 de janeiro de 2014

As sementes plantadas originarão os seus frutos


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR
     
Às vésperas de sua morte, um homem revivia a sua passagem, inebriava-se com suas lembranças agradáveis e felizes em sua maioria. Ele, já há alguns dias, despedia-se, no leito, desta vida apreciando a paisagem pela janela do seu quarto, com as flores, os pássaros, a natureza.
Recostado em dois travesseiros um pouco mais altos que de costume, Johan – era o seu nome – libertava sua mente para visitar os seus atos, abraçar os seus amados, acariciar o rosto dos netos e o das crianças que o conheceram, pois era pediatra aposentado e fora um mestre na arte de entender as crianças e devolver-lhes a saúde, quando permitido ou, pelo menos, promover amorosamente a luz da alegria para seus dias restantes.
Seu semblante, no decorrer de sua caminhada, aclarava-se e o homem conquistou única predominância: a satisfação de servir ao próximo. Muitas vezes, atendia os pequenos sem remuneração; o altruísmo era seu maior atributo e por isso amparo e trabalho se fundiam.
Recordava-se de olhares tão puros que lhe agradeceram o gesto fraterno e o respeito dispensado aos irmãos instituídos de mais discreta posição social e cultural.
– Obrigado, senhor Johan!
Quanto essa frase fora ouvida pelo pediatra, mestre das crianças, senhor de tamanha bondade!
Agora, mais debilitado, os momentos sem visitas ou sem a família por perto eram muito raros. Quando ocorriam, somente o feliz sentimento recordado tinha proporção no tempo e espaço.
Suas mãos receberam até o momento imensuráveis vezes de saudação, beijos agradecidos, apertos constituídos do mais grato carinho. Telefonemas, durante toda sua vida de trabalho e vivência, foram diariamente, em cálculo bem singelo, de vinte a trinta... simplesmente pelo reconhecimento de tão incalculáveis boas ações.
Johan, em meio a mais sublime energia, amigos, família, esposa estimada, no início de uma quinta-feira – seu dia preferido –, com incomparável singeleza e tranquilidade, desprendeu-se de seu corpo físico e libertou-se para o infinito, conquista dos espíritos.
Houve o choro de quem ficou, choro comedido, silencioso, de não mais poder abraçar o corpo de uma alma tão bondosa, de não mais, por enquanto, conviver com o dono de atitudes, exemplos e palavras tão edificantes e consoladoras. Houve as lágrimas quentes e doces de, por um tempo, permanecer sem a maravilhosa pessoa... alma... bondosa flor que ainda perfumava cada mão presenteada no curso da existência em questão.
Johan partiu e foi recebido por seus outros amigos que tanto desejavam o reencontro. Um amigo tão amado retornara ao lar imortal.
E em outro hemisfério, tão longínquo de onde Johan conquistara seus méritos, presentes para seu espírito, estava Joseph, homem, ermitão... solitário pela obra de suas ações. Em época alguma fora capaz de realizar uma atitude mais amorosa consigo, menos ainda com o próximo.
Nos anos em que vivia com sua família, ainda solteiro, era indiferente aos pais. A mãe, pobre e simples senhora, cuidava com muito amor do filho que lhe retribuía com frieza no olhar, nos gestos, no convívio. Nunca agradecera um carinho ou gentileza dos muitos, ainda assim, endereçados a ele. Com seu genitor não era melhor, em verdade, até de forma mais rude o tratava, sem ao menos um abraço em toda a vida... E quanto o pai esperou ser envolvido pelos braços filiais!
E Joseph se formou, conseguiu um emprego de alto padrão; logo jovem, começou a ganhar um salário considerável. No entanto, no decorrer dos meses e anos vividos não agregara ato benéfico algum. Não cativara um amigo sequer, mas de repente encontrara uma jovem com quem se casou. Duas meninas foram o número de crianças que o homem recebera como impulso para acariciar seu coração endurecido; nem mesmo esses dois presentes foram capazes disso.
Ele cumpriu o dever de pai e marido como o mantenedor da família e, de fato, nada lhes faltara. Entretanto, nenhum carinho, amor ou gesto afetuoso provinha daquele homem com tanto poder material e social. Finalmente, ele conquistara a presidência de uma grande companhia no país onde morava. Em tempo algum conhecera de perto algum funcionário, não se interessava em saber nem o nome da secretária que tanto o assessorava.
Dias e noites se passaram e, a cada novo tempo, Joseph, com maior indiferença, se dirigia às pessoas. Não era nem um pouco custoso a esse senhor deprimir alguém de seu convívio com seus variados comentários sarcásticos ou implacáveis.
E os anos se passaram e sua família não suportou tanta indignação, desamor, sofrimento. Então, Joseph ficara só naquela mansão construída sobre a frieza de seu sentimento. Quanto o senhor poderia ter feito de benéfico! quantas pessoas poderia ter amparado... com sua fortuna! O dinheiro e o poder ficaram determinantemente em sua seara terrena.
De certa forma, todo mal-aventurado é o mais necessitado de tudo o que cerceou para os que o rodearam. E a idade chegou para o senhor Joseph, como chega a toda alma na sementeira da Terra. Com tempo bastante avançado, o seu corpo estava exageradamente debilitado, até mais em comparação aos de sua idade. Em seu palácio frio, o senhor solitário estava em seu leito. Ninguém viera visitá-lo, somente os criados eram vistos pelos corredores; nem um passarinho voara próximo à janela de seu quarto.
E na mesma quinta-feira que Johan, Joseph também deixou seu corpo, e seus olhos se abriram para uma paisagem cinza e repleta de solidão...
Há um momento em que as almas partem para a vida verdadeira, para onde não se leva conquista material alguma, somente as boas e meritórias ações realizadas ou a sombra do bem que ainda não se desenvolveu.
Johan conquistou inúmeros amigos leais e amorosos nesta fase da existência e foi para o reencontro de tantos mais já conquistados a sua espera no plano imaterial.
Joseph, sem conquista alguma, voltou para o plano verdadeiro onde nenhum amigo o esperava.
Mas a bondade divina, percebendo a pequenez do filho desprovido de harmonia, já no plano eterno, endereçou socorro a seu amparo. A luz era forte demais para os olhos de percepção gris, mas o amor o embalou nos braços e o espírito, isento de qualquer disfarce, reconheceu mais uma vez seu deslize, sua oportunidade desperdiçada. O espírito chorou copiosamente até desfalecer.
Após indeterminado tempo, Joseph recobrou um pouco a energia e percebeu-se em um leito diferente do que deixara no planeta.
Na primeira ocasião da presença de alguém a seu lado, perguntou:
– Onde estou?
– Você está num local de amparo, meu irmão – um senhor respondeu.     
– Mesmo com tudo que fiz... de tudo o que fui capaz? Ainda recebo ajuda? –  tornou a perguntar.
– Meu irmão, todos somos iguais perante o Pai. Todos receberemos socorro de acordo com o ensinamento do Mestre Jesus – o senhor explicou.
– Obrigado... Por favor, qual é o seu nome? – Joseph perguntou.
– Johan, meu irmão. Ficarei, por enquanto, para auxiliá-lo – o homem completou.
A continuidade da vida terrena e espiritual é sinônima. Ninguém passará de uma estirpe menor a maior se não houver méritos comprovados e a renovação do espírito por meio de seus atos, palavras, sentimentos e pensamentos.
O Mestre está de mãos estendidas e braços abertos para receber tão ternamente os seus pequeninos; então que desejem abraçá-lo.
A única visita para Joseph, pelo menos por enquanto, era a do amado pediatra terreno também conhecido como Johan.


Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário