sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Hydesville, irmãs Fox e o advento do Espiritismo



Um leitor enviou-nos a seguinte pergunta: “Em que consistiram os fenômenos de Hydesville e qual a sua importância para o advento do Espiritismo?”
Os fenômenos ocorreram numa tosca cabana situada em um vilarejo de nome Hydesville, pertencente ao Condado de Wayne, no Estado de Nova York, onde residia a família Fox: o Sr. John, sua mulher Margareth e as filhas Kate e Margareth.
Eram ruídos, pancadas e batidas de origem ignorada que foram designados em inglês pelo vocábulo "raps".
Soube-se depois que as manifestações eram produzidas pelo Espírito de um mascate chamado Charles Rosma, que fora assassinado e sepultado no porão daquela casa. A família Fox professava a religião metodista, o que não impediu que Kate e Margareth, as meninas da casa, fossem excelentes médiuns.
Na noite do primeiro diálogo com Charles Rosma, um dos moradores do vilarejo sugeriu fosse adotado um interessante método para a comunicação do Espírito, em que cada letra do alfabeto correspondia a determinado número de pancadas. Estava, pois, descoberta a "telegrafia espiritual", que foi o processo adotado, posteriormente, na fase das mesas girantes.
Os fatos, a partir do primeiro diálogo do Espírito com a Sra. Fox, ocorrido na noite de 31 de março de 1848, empolgaram a população do lugar, ocasionando depois as primeiras demonstrações públicas a que as irmãs Fox se submeteram, realizadas no Corinthian Hall, em Rochester, do que resultou a formação do primeiro núcleo de estudos dos fatos espíritas.
Devido à cobertura dos fenômenos feita pela imprensa norte-americana, os fatos atraíram a atenção pública, a tal ponto que hoje se reconhece que foi ali, em Hydesville, que nasceu o Moderno Espiritualismo, nome com que os americanos designavam o Espiritismo, um vocábulo então inexistente, visto que foi criado mais tarde por Allan Kardec, responsável pela publicação d´O Livro dos Espíritos.
Em 1850, quando a repercussão dos fenômenos já era grande na América, a senhora Fox e suas filhas passaram a realizar sessões públicas em Nova York, no Hotel Barnum, atraindo muitos curiosos. Havia então nos Estados Unidos muitos grupos espíritas em atividade e era grande o número de adeptos do movimento, apesar das investidas da imprensa, que de modo geral atacava os fenômenos e as médiuns. 
A divulgação dessas manifestações e, logo em seguida, a conversão do juiz Edmonds, materialista que rira da crença nos Espíritos, pasmaram os norte-americanos, o que aumentou ainda mais o interesse pelos fatos espíritas, que se espalharam por outros continentes, especialmente a Europa, onde surgiria – nove anos depois – o livro que abriu o caminho para a codificação da Doutrina Espírita, tarefa que teve em Allan Kardec a figura central.



Nenhum comentário:

Postar um comentário