terça-feira, 27 de maio de 2014

A gratidão pela vida torna-se luz para a caminhada



CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

Com miseravelmente pouco, muitos são extraordinariamente felizes.
E de fato, com simplicidade material, mas com prosperidade de entendimento, torna-se, indubitável, uma alma mais satisfeita e posteriormente um espírito mais venturoso.
Quanto bem-estar resplandece onde há pessoas amorosas, otimistas e que buscam a luz da compreensão, pois essas dificilmente ficarão alojadas no mesmo ancoradouro por um período maior de tempo, elas, assim, com naturalidade, conquistam estados mais felizes e patamares também mais elevados.
Foi como a passagem de um homem na África. Ele se denominava trabalhador das nascentes da vida; o seu trabalho consistia em ligar canos simples, de plástico, das nascentes de água e direcionar esse bálsamo a povoados que dificilmente tinham acesso a essa fonte.
O pagamento pelo trabalho era irrisório, mas a alegria e o sorriso estampados na face eram as características vistas naquele homem simples que se importava com os irmãos da jornada contemporânea. Ainda a cada ligação que construía e entregava ao novo povoado, no ato da cessão, ministrava, com humildade, sobre a real importância de preservar e manter a fonte de água fresca e vital. Ensinava-o a cuidar da nascente e o orientava a protegê-la da melhor maneira. O ensinamento ainda era mais objetivado às crianças, pois são a grandeza da continuação de tudo.
Todos se encontram onde serão proveitosos, aprendizes ou professores.
Um homem simples, em sua singeleza, em muitos casos, é a roupagem de um espírito com eminentes características amparadoras, mesmo assim, também a aprender e a reparar, como era o caso do senhor africano das nascentes.
No entanto, em meio a tão gigantescas vicissitudes, ele era feliz, seu olhar sorria juntamente com seus lábios de meia idade. O brilho dos olhos eram feixes seguros de luz.
Quando se reconhece o valor da vida, razão de tudo, por meio do respeito, paciência e amor, as mais simples coisas tornam-se fatores primordiais para a conquista das aparentemente maiores que, na verdade, são apenas as singelas que se desenvolveram.
Contentar-se hoje é criar forças para o passo de amanhã, pois se sabe quão mais produtivo, edificante e benéfico é o coração que se mantém feliz.
Entretanto, debilitar-se pelos fatores infelizes criados pelo próprio ser é, sem dúvida, permanecer no mesmo lugar com os olhos voltados para o chão, sem forças, sem esperança. A vida é luz, é estrada maravilhosa, a atenção deve haver para o caminho que se busca e a maneira que se anda.
E muitas nascentes puras ainda existem e são direcionadas aos que desejam libertar-se da ignorância e da autopiedade.
Como os campos floridos, o sorriso de criança, um abraço em quem se ama, a primeira onda que molha os pés, a água fresca que mata a sede; a vida é também isso, a vida é tudo e é presente e deve ser recebida e aberta, delicadamente, com o alegre sentimento de gratidão por, mais uma vez, brilhar a luz e trazer a oportunidade para o progresso da centelha que também é divina, mas necessita desenvolver-se para o aprimoramento, e isso concretizado com alegria tanto mais fácil será para o próprio coração, com evidência para todo o bem do plano coletivo.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário