sexta-feira, 9 de maio de 2014

Pílulas gramaticais (102)



Já falamos do assunto aqui tratado e só voltamos a ele porque muitos ainda têm dúvida quando é preciso usar alguns dos termos abaixo:

posto que é conjunção concessiva; equivale a "embora". Não significa "visto que", como várias pessoas pensam. Geralmente essa conjunção é seguida de verbo no modo subjuntivo: Posto que estude, dificilmente passará. Posto que fale com o gerente, isso nada adiantará. 

tão-somente e tão-só eram grafadas assim, com hífen, mas agora, de acordo com o VOLP, se escrevem assim: tão somente e tão só

Espírito terá inicial maiúscula sempre que se referir a um indivíduo desencarnado.

espírito terá inicial minúscula nos demais casos, como na expressão "paz de espírito".

através não significa "por meio de", "por intermédio de", como tantos escrevem ou falam. É erro, pois, dizer: Esta obra foi escrita através de Chico Xavier.

Espiritismo será sempre escrita com inicial maiúscula, em obediência às normas baixadas pela Academia.

dia a dia, mesmo com valor de substantivo, escreve-se desse modo, sem hífen.

contar não pode vir antes de oração subordinava objetiva, ou seja, "contar que" é erro que devemos evitar. Usemos esse verbo somente quando não anteceder a conjunção "que", como nestes exemplos, todos corretos: Contar histórias. Contou o drama por que passou. Contou as agruras da infância.

Em caso de dúvida no tocante a ortografia, é melhor consultar o VOLP - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Eis o link - http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23



Nenhum comentário:

Postar um comentário