segunda-feira, 30 de junho de 2014

As mais lindas canções que ouvi (94)


Pra frente, Brasil 

Em 1970, no México, a seleção brasileira ganhou pela terceira vez a Copa do Mundo e ficou em definitivo com a Taça Jules Rimet. Todos os países que ganharam até então a Copa do Mundo participaram da competição.
A Itália venceu e com isso eliminou a Alemanha. O Brasil venceu Inglaterra, Uruguai e Itália – três ex-campeões mundiais – e sagrou-se tricampeão.
Com letra de Miguel Gustavo, Pra frente Brasil é uma canção composta especialmente para inspirar a seleção na campanha de 1970. Sua origem deve-se a um concurso (com premiação de dez mil cruzeiros), organizado pelos patrocinadores das transmissões dos jogos da Copa. Ricardo Cravo Albin afirma que o concurso foi patrocinado por uma cervejaria, enquanto Nara Damante afirma que o concurso teve o patrocínio das anunciantes Esso, Souza Cruz e Gillette, em parceira com a Rede Globo.
A melodia da canção foi composta pelo conhecido trombonista Raul de Souza. Segundo ele, o hino foi gravado em um estúdio do Bairro Peixoto com orquestra da Rádio Globo.
A letra original dizia "Setenta milhões em ação", mas, ao ser divulgado o Censo Demográfico concluído pouco tempo depois, foi alterada para "Noventa milhões em ação".
Eis a letra:


Pra frente, Brasil 

Raul de Souza e Miguel Gustavo

Noventa milhões em ação
Pra frente, Brasil
Do meu coração
Todos juntos vamos
Pra frente, Brasil
Salve a Seleção!

De repente é aquela corrente pra frente,
Parece que todo o Brasil deu a mão,
Todos ligados na mesma emoção,
Tudo é um só coração!

Todos juntos vamos
Pra frente Brasil, Brasil
Salve a Seleção!
Todos juntos vamos
Pra frente Brasil, Brasil
Salve a Seleção!

Você pode ouvir a canção clicando neste link:
E pode também, caso queira, assistir à partida final da Copa de 1970, na íntegra, clicando em https://www.youtube.com/watch?v=Cpsuz0-vlCY 
Se desejar saber como foi aquela Copa, assista ao filme oficial feito pela FIFA, clicando em https://www.youtube.com/watch?v=A1GX9B5NDh8




Nenhum comentário:

Postar um comentário