sexta-feira, 6 de junho de 2014

Pílulas gramaticais (106)


Cada uma das frases abaixo contém pelo menos um erro. Aponte os erros que houver e, se possível, procure corrigi-los:

1. Ele ainda está-me devendo mil reais. E mil reais são muito dinheiro.
2. Que ele tenha paciência, mas não posso perdoá-lo essa dívida.
3. O carro tardou muito a chegar na fazenda.
4. Por causa disso é que estão nos vendo entrar à estas horas.
5. Aqueles homens mal pareciam caberem nos carros.
6. Ao chegar na estação, seguiram através caminhos pedregosos.
7. Ninguém sabe ao certo para onde dirigiam-se.
8. Meus filhos: só me contento vendo-os amigos uns dos outros.
9. Procurem perseverar com a prática do bem, porque as boas ações ninguém se arrepende.
10. Eu fui um dos que mais me interessei pela conferência.
11. A maioria estavam sem atenção nenhuma e fazem muitos meses que não assistimos uma lição tão curiosa.
12. Roberto ansiava aquela colocação desde longa data.
13. Lembro perfeitamente de me haver dito que aspirava ser locutor.

Eis as frases depois de gramaticalmente corrigidas:

1. Ele ainda me está devendo mil reais. E mil reais é muito dinheiro.
2. Que ele tenha paciência, mas não posso perdoar-lhe essa dívida.
3. O carro tardou muito em chegar à fazenda.
4. Por causa disso é que nos estão vendo entrar a estas horas.
5. Aqueles homens mal pareciam caber (ou: ... mal parecia caberem) nos carros.
6. Ao chegarem à estação, seguiram através de caminhos pedregosos.
7. Ninguém sabe ao certo para onde se dirigiam.
8. Meus filhos: só me contento em vê-los amigos uns dos outros.
9. Procurem perseverar na prática do bem, porque das boas ações ninguém se arrepende.
10. Eu fui um dos que mais se interessaram pela conferência.
11. A maioria estava sem atenção nenhuma e faz muitos meses que não assistimos a lição tão curiosa.
12. Roberto ansiava por aquela colocação desde longa data.
13. Lembro-me perfeitamente de me haver dito que aspirava a ser locutor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário