domingo, 20 de julho de 2014

Como nós, os espíritas, vemos Jesus


Tema central da 23ª Semana Espírita de Londrina, que está sendo realizada no Ginásio de Esportes do Lar Anália Franco, Jesus de Nazaré, modelo e guia da Humanidade, é tratado com a reverência que merece nas obras e nas práticas espíritas.(1)
Nos itens 6 e 7 do cap. I d´O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec escreveu:

“A lei do Antigo Testamento teve em Moisés a sua personificação; a do Novo Testamento tem-na no Cristo. O Espiritismo é a terceira revelação da lei de Deus, mas não tem a personificá-la nenhuma individualidade, porque é fruto do ensino dado, não por um homem, sim pelos Espíritos, que são as vozes do Céu, em todos os pontos da Terra, com o concurso de uma multidão inumerável de intermediários. É, de certa maneira, um ser coletivo, formado pelo conjunto dos seres do mundo espiritual, cada um dos quais traz o tributo de suas luzes aos homens, para lhes tornar conhecido esse mundo e a sorte que os espera.
“Assim como o Cristo disse: ‘Não vim destruir a lei, porém cumpri-la’, também o Espiritismo diz: ‘Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução’. Nada ensina em contrário ao que ensinou o Cristo; mas desenvolve, completa e explica, em termos claros e para toda gente, o que foi dito apenas sob forma alegórica. Vem cumprir, nos tempos preditos, o que o Cristo anunciou e preparar a realização das coisas futuras. Ele é, pois, obra do Cristo, que preside, conforme igualmente o anunciou, à regeneração que se opera e prepara o reino de Deus na Terra.”

Analisando o texto acima na Introdução ao Livro dos Espíritos (LAKE, 3ª edição, págs. 11 e 12), José Herculano Pires afirmou, com a autoridade intelectual que conhecemos, que a Bíblia é a codificação da primeira revelação cristã, o Espiritismo, a codificação da terceira revelação, e o Evangelho representa a segunda revelação, "a que brilha no centro da tríade dessas revelações", tendo na figura do Cristo o sol que ilumina as duas outras, uma como que "intervenção direta do Alto para a reorientação do pensamento terreno".
Sol que ilumina as duas outras! Herculano não poderia ter sido mais feliz ao escrever tais palavras e, no entanto, apenas confirmava o que, muito antes dele, Léon Denis e Emmanuel haviam escrito a respeito do amigo espiritual a quem todos nós amamos.
O “governador espiritual” de nosso planeta, conforme palavras de Léon Denis, teve realmente, e continua tendo, um papel fundamental na organização e direção do mundo em que vivemos, como podemos inferir lendo este pequeno texto que Emmanuel inseriu no cap. 1 do seu livro A Caminho da Luz:

“Rezam as tradições do mundo espiritual que na direção de todos os fenômenos, do nosso sistema, existe uma Comunidade de Espíritos Puros e Eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias. Essa Comunidade de seres angélicos e perfeitos, da qual é Jesus um dos membros divinos, ao que nos foi dado saber, apenas já se reuniu, nas proximidades da Terra, para a solução de problemas decisivos da organização e da direção do nosso planeta, por duas vezes no curso dos milênios conhecidos. A primeira verificou-se quando o orbe terrestre se desprendia da nebulosa solar, a fim de que se lançassem, no Tempo e no Espaço, as balizas do nosso sistema cosmogônico e os pródromos da vida na matéria em ignição, do planeta, e a segunda, quando se decidiu a vinda do Senhor à face da Terra, trazendo à família humana a lição imortal do seu Evangelho de amor e redenção.”

Não foi, portanto, sem razão que Allan Kardec, ao comentar a resposta dada pelos benfeitores espirituais à pergunta 625 d' O Livro dos Espíritos, escreveu: "Jesus é para o homem o tipo da perfeição moral a que pode aspirar a humanidade na Terra. Deu no-lo oferece como o mais perfeito modelo, e a doutrina que ele ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque ele estava animado do espírito divino e foi o ser mais puro que já apareceu sobre a Terra".

(1) A 23ª Semana Espírita iniciou-se ontem à noite e termina no dia 26 de julho, com seminários e palestras diariamente. A programação completa pode ser vista em http://www.internorteparana.com.br/component/content/article/34/784



Nenhum comentário:

Postar um comentário