quinta-feira, 3 de julho de 2014

Deus não apressa a expiação; ele sabe esperar


Uma leitora pergunta-nos: - Qual é a diferença entre prova e expiação?
Ensina o Espiritismo que os Espíritos não ocupam perpetuamente a mesma categoria e que todos se melhoram passando pelos diferentes graus da hierarquia espírita.
Essa melhora se efetua por meio da reencarnação. A vida material é, pois, uma prova que lhes cumpre sofrer repetidamente, até que hajam atingido a absoluta perfeição moral. (Cf. Introdução, item VI, d´O Livro dos Espíritos.)
Provas são, assim, testes, oportunidades de aquisição de experiência, dificuldades que nada têm a ver com equívocos ou erros cometidos no passado. Riqueza, beleza, vida fácil, tanto quanto pobreza, feiura, vida difícil são provas.
Expiação decorre de faltas cometidas pelo Espírito. Segundo a questão 998 d´O Livro dos Espíritos, a expiação se cumpre durante a existência corporal mediante as provas a que o Espírito se acha submetido e, na vida espiritual, pelos sofrimentos morais, inerentes ao estado de inferioridade do Espírito.
Assim é que o mau rico, por expiação, poderá vir, em existência futura, a ter de pedir esmola e se verá a braços com todas as privações oriundas da miséria; o orgulhoso, com todas as humilhações; o que abusa de sua autoridade e trata com desprezo e dureza seus subordinados se verá forçado a obedecer a um superior mais ríspido do que ele o foi.
Na questão 262-a, da obra citada, os Espíritos informam que Deus jamais apressa a expiação e só a impõe ao Espírito que, por sua inferioridade ou má-vontade, não se mostra apto a compreender o que lhe seria mais útil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário