quinta-feira, 24 de julho de 2014

Por que alguns morrem tão cedo?


Um leitor amigo, depois de informar que seu pai faleceu por afogamento na idade de 42 anos, indaga por que há pessoas que desencarnam tão cedo.
A pergunta é mais comum do que se pensa e vem de todos os lados, de espíritas e de não espíritas.
Conforme o que ensina o Espiritismo, excetuados os casos de suicídio direto ou indireto, a duração de uma existência corpórea está diretamente ligada à programação reencarnatória da pessoa e às provas por que ela deva passar.
Quanto à forma como se processa a morte corpórea, isso geralmente decorre do estilo de vida, da natureza das provas e das expiações previstas na mencionada programação.
É preciso que entendamos que as inumeráveis existências por que passamos na Terra se encadeiam, de tal modo que uma acaba influenciando a seguinte ou as seguintes. Se não existisse um programa a executar, seria realmente difícil entender por que alguns desencarnam crianças, outros falecem ao se formarem na faculdade e diversos numa idade em que muito poderiam ainda oferecer à sociedade e, todavia, são retirados do nosso convívio de repente, aparentemente sem motivo algum.
É bom, no entanto, que nós espíritas entendamos e divulguemos sempre que não existe morte e que a vida prossegue além-túmulo. O que perece é a forma física, o envoltório corpóreo, que utilizamos enquanto necessário ao cumprimento das tarefas assumidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário