sábado, 30 de agosto de 2014

Diferença capital



JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Volta à ordem do dia a questão capital. Veja leitora amiga que já em 22 de janeiro de 1893 este articulista abordara o assunto.
Houve tempo no qual não se falava de outra cousa a não ser a mudança da capital federal para nova cidade. A ideia era a de não ser a nova cidade um prolongamento da Rua do Ouvidor.
Já se dizia do sonho visionário de Dom Bosco e se previra, na constituição, um espaço na região central do país. A ideia legislativa, entretanto, era Teresópolis, mas Vassouras não queria ficar atrás (Vai, vassouras!...).
Outras candidatas eram Petrópolis e Nova Friburgo. Niterói, ex-capital do Rio, nada reivindicava... Mas além-fronteira, havia Minas Gerais e sua Ouro Preto, que acabou cedendo a vez a Belo Horizonte como capital... mineira.
O certo é que a vida, sendo tão curta e a morte tão certa, acabei morrendo sem ver a nova capital ser transferida para o Centro-Oeste. O Rio de Janeiro continuou com seu Cristo Redentor, o Corcovado, as praias de Copacabana, Ipanema, Prainha, Grumari e outras sete praias maravilhosas. Além, é claro, dos teatros, do Passeio Público, da Rua do Ouvidor...

*

Agora, sim, temos uma cidade ampla, espaçosa, com largas avenidas e residências destinadas às famílias das mais variadas classes sociais. Todas as ocupações profissionais, aqui, são valorizadas e bem remuneradas. O investimento em educação e a valorização do professorado, nesta cidade, é algo invejável; parece cousa de primeiro mundo...
O trânsito é absolutamente seguro, pois, embora não sejam vistos, os agentes rodoviários e policiais estão prontos para agir em casos de acidentes, roubos e assaltos. Qualquer ocorrência nas vias públicas é imediatamente atendida por duas ou três viaturas policiais e agentes bem preparados...
Há amplos mercados, diversos shopping centers, bares e restaurantes noturnos, amplamente frequentados. Córregos, parques e pistas para caminhadas ou corridas ladeiam os condomínios com facilidade de acessos laterais, suficientemente afastados, cujas entradas são guardadas por seguranças atentos, providos de amplos recursos para acionar imediatamente as forças policiais, caso haja necessidade...
Quase não se veem policiais nas ruas... fardados; mas se alguém tentar bancar o engraçadinho com uma jovem ou senhora, se outrem ousa bater a carteira de um cidadão incauto, se pugilistas resolvem fazer dos locais públicos rings, imediatamente aparecem de todas as partes, como num passe de mágica, dezenas de agentes da segurança, à paisana e até mesmo fardados, para dar voz de prisão ao fora da lei desavisado.
A honestidade e a disciplina aqui caminham de mãos dadas. Caso a amiga leitora ou o caro leitor necessitem trocar um produto em qualquer loja da cidade, basta-lhes entregar o produto na recepção, escolher o novo produto e acertar a diferença na saída do estabelecimento.
As pessoas idosas são tratadas com respeito e dispõem de vantagens especiais, como a do desconto de 40% na compra de um imóvel para sua moradia.  Prioridades, somente para deficientes físicos ou enfermos...
A qualquer hora do dia ou da noite, você pode passear tranquilo nas ruas, pedalar sua bicicleta, frequentar o teatro ou o parque de diversões sem medo de ser assaltado. Aqui, a cidadania é respeitada e as infrações à lei são rigorosamente punidas.
— Mas e se os agentes policiais abusarem de sua autoridade? Será que tanto poder não leva à sensação de impunidade? Pergunta-me o curioso leitor.
— De jeito nenhum. O policial ou qualquer outra autoridade que se comportar inadequadamente é submetido de imediato a um conselho de justiça e, além de ser afastado de suas funções, é rigorosamente punido, sem subterfúgios de recursos protelatórios aos julgamentos. E ai do político que sair da linha... Prison for him!
— Mas Machado, você tem certeza de que está falando de Brasília?
— Claro que não, amiga leitora; refiro-me a um dos 50 estados mais pobres dos Estados Unidos da América do Norte, a Flórida.
Sobre a capital do Brasil falaremos outro dia. All right now!

Acesse, quando puder, o blog: www.jojorgeleite.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário