quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Como saber se somos médiuns?


Uma leitora, a propósito do que dissemos na semana passada, pergunta-nos como podemos saber se somos ou não dotados de faculdade mediúnica.
O assunto foi tratado por Allan Kardec em sua obra O Livro dos Médiuns, item 200, e o Codificador do Espiritismo foi ali bem claro: Não existe um diagnóstico para sabermos se alguém é médium. Os sinais físicos pelos quais algumas pessoas julgaram ver indícios não têm nada de certo. A faculdade mediúnica se encontra nas crianças e nos velhos, nos homens e nas mulheres, quaisquer que sejam o temperamento, o estado de saúde ou seu grau de desenvolvimento intelectual e moral. Não há senão um meio de verificar se a faculdade existe: é experimentar.
Evidentemente, como sabemos que Kardec sempre recomendou que comecemos pela teoria, é importante que a pessoa estude primeiro a Doutrina Espírita e se inicie nas atividades voltadas para a prática do bem e do auxílio ao próximo. A faculdade mediúnica lhe despontará, então, naturalmente, se essa tarefa estiver prevista em sua programação reencarnatória.
A respeito do estudo da doutrina é bom também que lembremos a advertência feita por Kardec na Introdução d´O Livro dos Médiuns:
“Estas duas obras [ele se refere aí ao Livro dos Espíritos e ao Livro dos Médiuns], se bem que a segunda constitua seguimento da primeira, são, até certo ponto, independentes uma da outra. Mas, a quem quer que deseje tratar seriamente da matéria, diremos que primeiro leia O Livro dos Espíritos, porque contém princípios básicos, sem os quais algumas partes deste se tornariam talvez dificilmente compreensíveis”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário