quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Pílulas gramaticais (132)


Qual a forma correta: Espiritismo ou espiritismo?
Muitos articulistas da imprensa espírita costumam escrever Espiritismo com a inicial minúscula – espiritismo.
Se, porém, adotarmos o critério usado pelo Dr. Guillon Ribeiro, que traduziu as principais obras de Kardec, não existe dúvida: Espiritismo, com inicial maiúscula, é a forma correta.
A propósito da competência de Guillon Ribeiro no tocante ao conhecimento da língua portuguesa, é bom lembrar o que Rui Barbosa, em se referindo ao seu trabalho de revisão do Projeto do Código Civil, disse em 14 de outubro de 1903:
“Devo, entretanto, Sr. Presidente, desempenhar-me de um dever de consciência — registrar e agradecer da tribuna do Senado a colaboração preciosa do Sr. Doutor Guillon Ribeiro, que me acompanhou nesse trabalho com a maior inteligência, não limitando os seus serviços à parte material do comum dos revisores, mas, muitas vezes, suprindo até a desatenções e negligências minhas”. (Anais do Senado Federal, vol. II, pág. 717.)
Com efeito, o critério é abonado por diversos gramáticos, como Domingos Paschoal Cegalla, que recomenda o emprego das iniciais maiúsculas nos nomes das artes, das ciências e nos títulos de produções artísticas, literárias e científicas, a exemplo de Medicina, Arquitetura, Dicionário Geográfico Brasileiro etc.
Se consideramos o Espiritismo uma ciência, que ele inegavelmente o é, por que não seguir a forma adotada por Guillon Ribeiro?


Um comentário:

  1. A mesma regra não valeria para outros casos, como títulos de cargos de autoridades (Presidente, Governador, Senador, etc)? Você poderia estender-se mais sobre esse assunto?

    ResponderExcluir