terça-feira, 13 de janeiro de 2015

A simplicidade é uma característica da grandeza do coração


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

De fato, a simplicidade é encantadora, principalmente, quando é atributo pessoal. Como é prazeroso conviver com pessoas assim, pois além de gerar uma energia agradável, a sensação de familiaridade toma o coração tanto de quem a possui como de quem a recebe.
Essa energia encurta distâncias e propicia o benfazejo relacionamento; mais se quer fazer pelo coração simples, mas verdadeiro. A simplicidade sem a verdade nada produz de bom.
Gestos delicados e espontâneos formam essa corrente singela de bem-estar que dispensa o supérfluo e mantém a necessidade do que é preciso: o valor real. Coisas grandiosas, valor absoluto; coisas insignificantes, já sabe.
Muitas pessoas valorizam o desnecessário e tão equivocadamente desvalorizam o primordial da vida; porém, há de se lembrar que cada espírito se encontra em nível diferenciado, mas para todos existe uma lei: o progresso. Eis um velho ditado que se assemelha a estas palavras: para onde o olhar se guiar e o coração se contentar, o interesse e o objetivo se revelarão.
De repente, acumulam-se tantos volumes inúteis tanto de sentimento quanto de materialidade e mais e mais acaba por lotar almas vazias e casas sem serem lar.
A vida, por ser simples, é a grandeza absoluta. A simplicidade é composta por tudo o que há de melhor, sem espaço para nenhum gesto nem energia secundários.
Quando se cumprimenta alguém simples, a vontade é de não só cumprimentá-lo por sinal de cabeça ou aperto de mão, a vontade real é de abraçá-lo com imenso carinho e reconhecimento. E quando se faz um trabalho com simplicidade, o resultado final é sempre nobre e muito proveitoso, pois se isenta das pompas a que o orgulho se apega.
Ser complexo é não ser simples, ninguém compreende ou se assimila é bem pouco ou quase nada. A sabedoria é simples, o que dificulta são todas as paixões mal resolvidas e vícios que a alma carrega e o espírito arrasta por tantas encarnações. À medida que se progride, quanto mais se aprende, também a compreensão se faz presente e a luz ilumina um caminho leve e tranquilo.
A conquista da simplicidade é feita pelas boas escolhas do espírito; independe ser alguém simples de boas rendas ou alguém simples com o mínimo para se viver. Essa nobre característica é exclusiva do espírito, assim como todas as suas outras particularidades.
A arrogância que é o oposto da simplicidade enche o ambiente de um sentimento falido e incômodo, infértil e doloroso, pois nada de benéfico nasce muito menos perpetua onde a sombra é contínua e o brilho do sol não é capaz de chegar.
Que a leveza simples e amável invada os corações que ainda não a sentiram, no entanto, por mérito e por exemplos vivenciados; que o sorriso verdadeiro ilumine a estrada dos companheiros de jornada; que o olhar terno e puro encoraje e fortaleça outros olhos que ainda não sabem o que é a ternura da simplicidade; que o abraço aconchegante restaure a alma desprovida de ânimo; que o coração amoroso e simples ampare incontáveis corações em sofrimento.
Com a simplicidade, pura e generosa característica espiritual, haverá maior ocasião para unir povos, reconstruir gerações, oportunizar o avanço do Planeta, ampliar mais horizonte para o céu azul e alcançar inúmeros outros passos positivos, pois ela é a porção do amor que muito possibilita para o bem, é a irmã da humildade que aproxima os seres e é uma das abençoadas estrelas para as grandes realizações.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

Um comentário: