sábado, 21 de fevereiro de 2015

A história de uma música


JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

— Muito prazer em vos rever! Vós estais bonita, muito elegante, mais jovem e tão cheia de vida... Eu ainda falo de flores e declamo vosso nome...
— O que é isso, meu caro M., estais tão romântico hoje!... Ainda pareceis o mesmo poeta de outrora, exceto na aparência física, um pouco encanecida...
— É minha cara, eu mudei minha cara, mas por dentro eu não mudo. O sentimento não para, a doença não sara, pois vosso amor ainda é tudo, tudo...
— Desculpai-me, amigos, a intromissão em vossa conversa, mas, dizei-me, M., o que ocorreu nos últimos quinze anos em que entrastes na política?
— Saí de lá, Machado, sem qualquer chance de arrumar ocupação, na mídia, que tantas glórias me havia proporcionado. Um dia, porém, após uma apresentação circense, no interior de Minas Gerais, um jovem alto, todo encharcado pela chuva grossa que caía a rodo, veio a mim e me perguntou:
— Senhor, M., somos de uma dupla sertaneja e gostaríamos muito de gravar uma composição sua. O senhor nos autoriza?...
— Naquele momento, autorizaria qualquer coisa, como até hoje ainda o faço.
— E daí?
— Daí, Machado, ele saiu saltitando numa alegria imensa. Foi quando percebi, no gesto de gratidão daquele homem, acender-se uma luz no final do circo.
— Ora, M., o que essa história tem a ver com o nosso passado?
— Tem a ver, Afrodite, com algumas conclusões tiradas por mim, a partir dali, e também com o imenso sucesso, em minha carreira profissional, desde então.
— A que conclusões chegastes, M.?
— A primeira delas, "Frô" é a de que "quando a noite está mais escura é porque o dia está para amanhecer"; e a segunda é que "o mais importante no ser humano não é o cérebro, nem o coração..."
— Seria o fígado, amigo M.?
— Não, meu caro Machado, é o ombro. Um ombro amigo pode mudar muitas vidas, inclusive a nossa.
— Mas M., por que o direito autoral de uma simples música mudaria tantas vidas?
— Porque a letra musical cedida àquela dupla vendeu mais de 2,5 milhões de discos; e até hoje faz sucesso, quando gravada por outros cantores. Depois disso, amada "Frô", a dupla conquistou oito discos de ouro cantando minhas músicas. Minha vida profissional havia recomeçado naquele dia...
— Meu genial artista, M. F., qual é essa dupla sertaneja que tanto sucesso fez com vossa música e vos tirou o pé da lama?
— João Mineiro, de saudosa memória, e Marciano, grande Machado...
— E qual é a vossa melodia tão bela que vendeu mais de três milhões de discos, se os somarmos às gravações de Bruno e Marrone e outros cantores, ó amado Moacir Franco?
— Após sua citação do nome completo deste compositor da música, até o pronome de tratamento desta crônica muda... Anote, então, Afrodite: "Seu Amor Ainda é Tudo"!
— Queremos ouvi-la... Queremos ouvi-la...

Visite, quando puder: www.jojorgeleite.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário