sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Transformação moral: qual o processo?



Uma leitora nos pergunta o que é essencial no processo de transformação moral da criatura humana e como desenvolvê-la.
Tiago, em sua extraordinária epístola, ensina que a fé sem obras é morta. O Espiritismo confirma esse ensinamento mostrando-nos o valor extraordinário das obras, do trabalho em favor dos semelhantes e da prática do amor e da caridade.
É preciso, porém, que ao trabalho em favor do próximo se aliem o estudo nobilitante e o exercício constante dos sentimentos elevados, únicos remédios para a alma que deseja a regeneração, os quais são fortalecidos pela oração e pela vigilância, como nos propôs Jesus na célebre advertência: “Vigiai e orai para não cairdes em tentação!”
Existe na cidade onde moramos um grupo espírita virtual que adota um sistema bem prático para a consecução da chamada transformação moral.
Como se trata de um grupo virtual, qualquer pessoa, residindo ou não na nossa cidade, aqui no Brasil ou no exterior, pode dele participar.
Eis os 4 passos adotados pelo grupo virtual a que nos referimos, que a leitora, se quiser, deverá adotar: 

1o. Observar, no início de cada dia, a metodologia dos Alcoólicos Anônimos (A.A.), prometendo formalmente a si mesma o cumprimento do seu voto diário. Da mesma forma que o Alcoólico Anônimo diz que “hoje não beberei cousa alguma que contenha álcool”, a pessoa deve prometer a si, ao iniciar cada dia, que fará ou não fará tal coisa. Esse voto é algo particular e do seu exclusivo conhecimento. Ele se origina das necessidades que o processo do autoconhecimento lhe apontar.  

2o. Além de orar diariamente nos horários habituais, manter severa vigilância sobre os pensamentos, os sentimentos e os atos, subordinando-os à ideia central que motivou o voto diário.

3o. Avaliar, antes de dormir, o desempenho individual no dia que se finda, tal como ensinado pelo Espírito de Santo Agostinho na lição constante da questão 919 de “O Livro dos Espíritos”, repassando os atos e acontecimentos do dia e formulando o desejo de não reincidir nos erros porventura cometidos.

4o. Adormecer antes das 2 horas da madrugada, de modo a assegurar sua participação, durante o sono corporal, nas atividades que os componentes do grupo virtual realizam. Com início às 2 horas, o grupo desenvolve um trabalho semelhante ao que é narrado no livro “Alguém chorou por mim”, de Fernando do Ó. 

A propósito da importância dos passos mencionados, é bom lembrar que, segundo Allan Kardec, o verdadeiro espírita se reconhece por sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar suas inclinações inferiores.




2 comentários:

  1. Caros amigos, estou divulgando uma iniciativa que possui bastante consonância com os assuntos tratados aqui no blog.
    Por favor, verifiquem, contribuam e compartilhem.

    http://cientistaespiritual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Caros amigos, estou divulgando uma iniciativa que possui bastante consonância com os assuntos tratados aqui no blog.
    Por favor, verifiquem, contribuam e compartilhem.

    http://cientistaespiritual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir