quarta-feira, 4 de março de 2015

Pílulas gramaticais (144)


Como se pronuncia Emmanuel?
Referindo-se ao ex-mentor espiritual de Chico Xavier, muitos espíritas no Brasil preferem dizer “Emmanuél”, com ênfase na última sílaba. A palavra seria, a exemplo de Manuel, oxítona. Outros, como é o caso do próprio Chico Xavier, dizem “Emmânuel”.         
Segundo a obra Expoentes da Codificação Espírita, publicada pela Federação Espírita do Paraná, o então deputado Freitas Nobre teria declarado na noite de 27 de julho de 1971 em programa na TV Tupi que, ao escrever um livro sobre o padre José de Anchieta, teve oportunidade de encontrar e fotografar uma assinatura de Manoel da Nóbrega, como "E. Manuel". De acordo com seu entendimento, o "E" inicial se deveria à abreviatura de "Ermano", o que, ainda de acordo com o seu entendimento, autorizaria a que o nome fosse grafado Emanuel, com um "M" apenas e pronunciado com acentuação oxítona, ou seja, Emmanuél.
De nossa parte, observamos que a pronúncia sugerida por Freitas Nobre era generalizada no país, até que no programa Pinga-Fogo da TV Tupi apareceu Chico Xavier pronunciando-a de forma diferente. Desde então, por influência do saudoso médium, a pronúncia preferida pela maioria dos espíritas tem sido “Emmânuel”, e até Divaldo Franco a tem utilizado.

*

Maisena escreve-se assim mesmo, com “s”, embora o nome comercial seja Maizena (com z).  A palavra maisena significa: certo produto farináceo constituído de amido de milho; no Brasil, biscoito doce, em geral de forma alongada, feito de farinha de trigo, ovos e maisena. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário