terça-feira, 14 de abril de 2015

Seja você mesmo


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

“Essere se stessi”, isto é, “seja você mesmo” e não se preocupe em representar. Quando se demonstra ser o que não é, em pouco tempo, a vida se encarrega de apresentá-lo verdadeiramente, além disso, muita energia já se despendeu e muita confiança já se desperdiçou.
Cada pessoa possui um universo completo a se descobrir, a se aprimorar, a se reinventar todos os dias e, o melhor, um universo genuíno, único e com tantas possibilidades. De fato, não há motivo para querer demonstrar o que ainda não alcançou. Ao contrário, deve-se investir a energia que Deus concede à sua criação e buscar, aos pouquinhos, a sua verdade.
A todos, foram concedidos direitos e deveres iguais, mas o livre-arbítrio é o que difere toda forma e percurso. Conforme o interesse pela caminhada, assim serão as paisagens apreciadas e o caminho percorrido.
Quando se é autêntico, tudo ao redor reconhece essa autenticidade e torna-se aprazível conviver com pessoas assim e também ter essas características. Bem melhor não viver sob a tensão de representar.
Ao longo da vida, a experiência ensina e enfatiza que a ilusão é como a fumacinha do trem, em segundos se perde e não mais existe, apenas uma muito efêmera imagem sem história.
Todos ainda precisamos nos desenvolver em inúmeros quesitos, no entanto, isso acontecerá sob o tempo da eternidade; o que se deve priorizar sempre é a originalidade de comportamento, a atuação na vida.
Se há o desejo de receber amor, consideração, simpatia, então, esses desejos já antes deverão ter sido lançados ao universo, com carinho e verdade, por meio do melhor a se realizar aos mais próximos, pelo menos, e consequentemente ao Planeta.
Não se pode negar que, dependendo de alguns acontecimentos, o humor modifica e isso é natural para o estágio considerado.
Entretanto, mudar querendo se passar pelo que ainda não conquistou é bastante prejudicial chegando a aflorar triste piedade por esse coração.
Tanto cada um pode valorizar em sua bagagem. O que é bom deve ser aproveitado; o que já se constatou como algo sem valor, torna-se exemplo a não mais ser revivido; o que se pode aprender beneficamente transforma-se em imprescindível lição e tudo o que ainda não alcançou e deseja converte-se em energia propulsora para os verdadeiros objetivos.                  
Ser sempre a pura essência pessoal e incomparável; ser sempre a realidade de um espírito que está em desenvolvimento; ser sempre você mesmo em busca de sua melhora em todos os segundos e aspectos, pois cada espírito é único em meio a um universo inteiro.
Quando se é autêntico, a credibilidade etérea e material se transforma em oportuna luz no caminho. Quando se representa um papel dramatúrgico na vida, o personagem e os espectadores sempre vão saber que aquilo tudo não passa de ilusão.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário