domingo, 24 de maio de 2015

O que é relevante na busca da perfeição



É algo sabido no meio espírita que três são os fatores que determinam o avanço de uma pessoa em seu processo evolutivo, rumo à meta que Deus assinalou às suas criaturas, que é a perfeição: bons atos, bons pensamentos, bons sentimentos.
Quando alguém se inicia no Espiritismo e toma conhecimento dessa informação, surge uma dúvida mais ou menos comum:
– Qual, dos fatores citados, é o mais relevante? Os sentimentos, os pensamentos ou os atos?
Em termos práticos, parece-nos que, como ocorre com certas operações objeto de estudo da Matemática, a ordem dos fatores não altera o resultado. Contudo, pelo menos um autor afirma a prevalência dos atos, da conduta, do comportamento, assegurando que é a conduta reta que sustenta o pensamento reto.
Quem o diz é André Luiz, que no cap. XXV de seu livro Mecanismos da Mediunidade, obra psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier, acentua a importância da vigilância sobre o que fazemos e o cuidado que devemos ter em manter a conduta reta, para que reto também seja o nosso pensamento. De posse disso – tendo o pensamento devidamente equilibrado – a oração, qualquer que seja nosso grau de cultura intelectual, constituirá o mais elevado toque de indução para que nos coloquemos em regime de comunhão com as Esferas Superiores.
É provável que esteja nesse fato a explicação da dificuldade que algumas pessoas, quando mentalmente perturbadas, têm no tocante à prece.
Em muitos casos, dizem elas que nem mesmo orar conseguem, o que talvez seja a consequência de uma conduta indevida, a gerar um pensamento desequilibrado e, como resultado, a dificuldade de se concentrar e orar.
Se, porém, a criatura conseguir manter um padrão elevado em sua conduta, seu pensamento será igualmente elevado e, por conseguinte, a prece fluirá naturalmente, estabelecendo a comunhão com as Potências Invisíveis que tanto bem nos faz.
Comentando o assunto, André Luiz afirma: 
“A mente centralizada na oração pode ser comparada a uma flor estelar, aberta ante o Infinito, absorvendo-lhe o orvalho nutriente de vida e luz. Aliada à higiene do espírito, a prece representa o comutador das correntes mentais, arrojando-as à sublimação”. (Mecanismos da Mediunidade, cap. XXV, pp. 163 e 164.)



Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário