quarta-feira, 20 de maio de 2015

Pílulas gramaticais (153)


Um leitor pede-nos que expliquemos qual é, exatamente, o significado da palavra “qualidade”, que, segundo ele, tem sido utilizada indevidamente quando se deseja dizer que determinada coisa é boa. Por exemplo: “Terno de qualidade”.
Ora, observa o leitor, uma coisa pode ser de “boa” ou “má” qualidade; portanto, seria necessário acrescentar à frase o adjetivo correspondente. A frase, então, ficaria assim: “Terno de boa qualidade”.
Eis a nossa resposta:
A palavra qualidade [do latim qualitate] é um substantivo que significa, entre outras coisas: propriedade, atributo ou condição das coisas ou das pessoas, capaz de distingui-las das outras e de lhes determinar a natureza; disposição moral ou intelectual das pessoas; dote, dom, virtude; condição, posição, função.
Em todos esses significados é preciso, sem dúvida, acrescentar-lhe o adjetivo (boa, má, péssima, ótima), e, nesse sentido, o leitor tem razão, pelo menos parcialmente, no que escreveu.
Ocorre, no entanto, que os dicionários, a exemplo do Aurélio, acolhem também a locução “de qualidade”, que significa: de boa qualidade; que se distingue pela posição social, pela educação, pela distinção etc.
Em face disso, não há erro em dizermos: “Este vinho é de qualidade”, querendo assim dizer que se trata de um bom vinho, embora o adjetivo “boa” não figure na frase. A locução “de qualidade” o pressupõe.
É o que se dá com a frase “terno de qualidade”.

*

Alguém nos perguntou que significa “espiriteira”.
A palavra “espiriteira” é um substantivo derivado de “espírito” mais o sufixo “eira”. Significa: vaso onde se deita espírito de vinho ou álcool para arder. 
Nada tem que ver com Espíritos ou com Espiritismo.
É que o substantivo “espírito” [do lat. spiritu] significa, entre outras coisas: álcool; líquido obtido pela destilação. 
Quanto ao sufixo “eira”, trata-se de uma terminação presente em palavras conhecidas, como costureira, hoteleira, vaqueira, agoureira, do mesmo modo que o prefixo “eiro” contribuiu para a formação de açucareiro, agulheiro, paliteiro, formigueiro etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário