sábado, 4 de julho de 2015

Uma arte sublime


JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF 

“Sem dúvida, o Espiritismo abre à arte um campo [...] imenso e ainda inexplorado. Quando o artista houver de reproduzir com convicção o mundo espiritual, colherá nessa fonte as mais sublimes inspirações.” Allan Kardec – Obras Póstumas. Rio de Janeiro: FEB, 2009, p. 211.

Joteli lecionou a disciplina língua portuguesa durante 22 anos num excelente Centro Universitário, do qual se afastou para cursar algumas pós-graduações... em literatura, na Universidade de Brasília. Mas nosso amigo não esquece a conversa que teve com uma colega de profissão há cerca de sete anos. Vamos ao diálogo entre ele e ela:
— Meu marido gosta muito de música, mas, como eu não sou sinestésica, proíbo-o de ligar o som em qualquer tipo de som quando estou por perto.
Ouvindo isso, Joteli, que é apaixonado por música, desde Chitãozinho. e Xororó até Antônio Carlos Jobim, desde Amado Batista até Chopin, desde  música gospel até padre Zezinho, não se conteve e respondeu a uma calada e pensativa mestra:
— Coitado do seu marido...
Depois disso, suas relações de amizade ficaram meio... desafinadas. Não a da professora com o marido, porém dela com Joteli. Mas também, quem manda...?
Desse modo, amiga leitora, hoje tratarei sobre um assunto polêmico para algumas pessoas no movimento espírita brasileiro, a arte espírita. Já ouvi palestrante espírita de nomeada manifestar-se contra alguns tipos de arte no centro espírita, senão todo o tipo de arte no centro espírita. Tentarei demonstrar-lhe que isso é um equívoco de quem não tem a coragem de admitir, como o fez a citada professora, que é assinestésico (minha nova contribuição ao léxico português).
— E o que é a arte espírita? Perguntará o leitor curioso. Então existe uma arte espírita?
— Sim, sim, meu caro leitor, certamente que há não somente arte espírita, como também arte umbandista, arte gospel, arte budista, arte magrebina (fala, doutora Cláudia), arte cristã, enfim, dizendo-se de um modo mais genérico.
— Contudo, o nosso propósito agora é falar da arte espírita. Respondendo à sua pergunta, a arte espírita é “uma manifestação cultural dos espíritas que se propõem a aliar os princípios e valores éticos e morais do Espiritismo às manifestações artísticas em geral, por meio da arte-educação, a serviço do bem e do belo”(1).
— Quais são as modalidades de arte que o Espiritismo apresenta?
— Todas: arte digital, cinema, dança, desenho, música, pintura, teatro, televisão, literatura: poesia e prosa etc. etc. etc.
— Todavia, será que isso não deturpará a finalidade evangélica do Espiritismo?
— De modo nenhum. Jesus cantava os hinos judaicos com seus apóstolos, ao se reunirem para a leitura da torá (pentateuco mosaico). Leia isto: “E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras” (Mateus, 26:30).
— E quais são os livros da torá e o que eles contêm, Machado? Diga-nos, você que é um ávido leitor e divulgador das Escrituras Sagradas...
— São eles:  Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Gênesis, trata da criação simbólica, por Deus, do céu, da terra e de tudo o que neles há. Criatividade é o dom supremo do artista. Pintores (Miguel Ângelo), compositores e cantores (Amelinha: Foi Deus que fez você...) e escritores diversos vêm representando artisticamente essa obra divina ao longo dos séculos.
Êxodo aborda a fuga dos hebreus da servidão na terra do faraó egípcio, que foi tragado, junto com seu exército, pelo mar vermelho, quando, arrependido por tê-los deixado ir, saiu ao encalço de Moisés e seu povo, que se escafediam. Taí um excelente roteiro para filmes diversos, todos muito belos, representados na sétima arte, o cinema, além de mote para as diversas representações artísticas. Levítico é o livro que aborda os rituais, sacrifícios e holocaustos judaicos, sob a direção dos levitas e sacerdotes hebreus considerados representantes de Deus. Quantas obras literárias, quantos filmes, peças teatrais e músicas não tiveram por mote as narrativas de Levítico. O próprio Jesus cita o exemplo do levita que ora humildemente, dirigindo-se a Deus sem coragem de levantar a cabeça, em contraste com o fariseu orgulhoso, que, em sua prece, humilha o levita(2).
Números cita o recenseamento do povo hebraico. Quem não se lembra de minha crônica sobre o censo e o hábito de ler e entender o conteúdo lido pelos cidadãos de nossa pátria amada? As estatísticas e a matemática são não apenas ciências exatas, como também arte do mais alto nível. Malba Tahan que o diga. Ou você nunca leu O homem que calculava, desse bom escritor?
Deuteronômio, último livro do pentateuco mosaico, contém 34 capítulos e os discursos de Moisés, no deserto, dirigidos a seus irmãos hebreus, durante o êxodo do Egito à terra prometida. Em sua nova versão dos Dez Mandamentos (5:1- 22), reforça o amor a Deus como base para uma vida feliz: "Amarás a Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e com todo o teu entendimento". Foi escrito 1743 anos antes da vinda de Jesus Cristo ao nosso orbe. Quantas histórias lindas, as Escrituras Sagradas nos proporcionam, não é mesmo, amigo? São relatos verídicos, ou simbólicos sobre as origens do mundo físico e do mundo espiritual, narrados há quase quatro mil anos, que me inspiraram, como a Cruz e Sousa, Homero, Michelângelo, Virgínia Wolf, Dante Alighieri, Shakespeare, Victor Hugo, Ermance Dufaux e tantos outros grandes romancistas, poetas e teatrólogos, do passado e do presente que leram, mimetizaram e mimetizam, em suas obras, as narrativas das Sagradas Escrituras.
Agora a FEB expande suas atividades no incentivo à arte espírita. O projeto Luz além da tela, foi criado para o estudo e debate de filmes projetados no cinema. Ainda em 2015, teremos os debates de diversos filmes que fizeram sucesso na última década. O primeiro deles é Chico Xavier, o filme, que terá como debatedor o presidente da FEB, Jorge Godinho. Os demais filmes a serem debatidos são os seguintes: Nosso lar, Sexto sentido e Os outros. Dentre os debatedores, teremos a presença de Miriam Dusi, Cirne Araújo, Mayse Braga, Marta Antunes e Divaldo Franco.
Se você leu até aqui, considere-se convidado para os debates acima, previstos para ocorrerem, a partir do segundo semestre, na Av. L2, Quadra 602 Norte, Federação Espírita Brasileira. Assim que sair a programação, você será informado.
Venha à arte espírita e tudo lhe ficará claro como água cristalina.
Clique aqui: http://letras.mus.br/amelinha/44118 e emocione-se também com a arte de Amelinha.


(1) Federação Espírita Brasileira – FEB - Conselho Federativo Nacional – CFN. Comissão sobre a arte espírita, nov. 2010.
(2) A bem da verdade, Jesus refere-se aqui à parábola do fariseu e do publicano: Lucas, 18:9-14.




Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário